domingo, 13 de janeiro de 2013

Como combinar sofá e tapete?

Eis a questão! Como combinar o sofá com o tapete? Dois itens coringas na decoração da sala de estar, e que precisam de um cuidado especial na hora da escolha para criar um ambiente aconchegante e em harmonia.
Vamos ver algumas dicas para não errar nessa escolha!!


  • Primeiramente escolha o sofá,  tenha em mente o que você deseja para sua sala, o modelo, tamanho e cor vão influenciar diretamente na escolha do tapete . 

  • Na dúvida lembre-se " menos é mais" e não exagere nas cores, um sofá neutro pode-se utilizar em vários estilos de decoração.
  • O Tapete é a ultima peça de decoração a ser escolhida,  se for utilizar em uma área de bastante trafego ou em regiões de clima mais quente escolha os tapetes com pelos curtos, caso contrario opte por tapetes sintéticos com pelos altos para maior conforto.
  • Com relação ao tamanho do tapete ele deve avançar no minimo 30cm para baixo do sofá, e cobrir boa parte da sala.
  • Para escolher a cor do tapete deve-se tomar cuidado  para não destacar tudo, verifique se já tem algum objeto de decoração ou  móvel que chama a atenção na sala e não exagere nos outros itens, é como se vestir, você não vai usar uma camiseta verde limão, uma calça rosa pink e um sapato azul, destacando tudo "eu acho".


Veja alguns exemplos:



Tapete e sofá cores semelhantes

Um exemplo de sala neutra com sofá e tapete de cores semelhantes, 
                                       seguindo a linha clean.


Sofá e tapete com cores semelhantes, o móvel destaque são a mesa de
centro e o quadro, nesse caso um tapete contrastante iria
poluir o ambiente visualmente.

Destaque para as paredes. 


Destaque para o quadro e móvel de madeira


Destaque para as paredes, poltronas e puff vermelho o tapete fica em 
segundo plano  sem aparecer muito. 




Tapetes coloridos


Outra opção em casos de móveis claros é optar por tapetes coloridos, para contrastar e dar vida a sala.





Nesse caso o preto  é a cor predominante, mas como a maioria das
cores na sala seguem  essa linha preto ou cinza,
um tapete colorido é o que da vida . 














Formas geométricas. 


Sofá colorido, tapete neutro.

Algumas empresas que vendem tapetes levam até sua casa para um teste, e nada melhor para escolher do que vendo o resultado final. 

Espero que as dicas ajudem na escolha, boa sorte!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

51 comentários :

  1. Apesar de achar lindo e aconhegante tapetes na sala, não uso mais. Acho que junta muito pó por mais que se limpe, principalmente aqui na minha cidade que tem muito vento (Fortaleza).
    Hj só uso passadeiras no chão. Assim não fica tão "pelado".
    Lindas as suas fotos.
    Passando por aqui tb para te desejar um ótimo domingo. Bjs, Cristiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! É verdade dependendo da situação é melhor nem usar, para quem é alérgico por exemplo também não da certo!!
      Obrigada pela vista, ótimo domingo para você também!!
      Beijos

      Excluir
  2. Ótimas dicas!!! Obrigada rs bjsss

    ResponderExcluir
  3. Belas opções, mas acho que com tapetes neutros, posso variar na decoração..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, com certeza, assim não fica presa a cor do tapete...
      Abrç

      Excluir
  4. Hum cada um mais lindo que o outro.. gamei na primeira sala.. adorei os tons neutros..
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu... eu tbm acho as cores neutras mais bonitas!!
      Obrigada, ótima semana para você também!!
      Beijos

      Excluir
  5. Adoro td q é neutro,pastel, clean...pra poder ousar mais na decoração.Bjukas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou mais de cores neutras e cor pastel, acho que fica uma decoração mais delicada!
      Beijos

      Excluir


  6. Olá..eu sou Carol...eu fiz um diario virtual como meu blog, se quiser dar uma passadinha pra visitar eu ficaria mt ofeliz *-* to começando agora...bem comecinho mesmo!!! se gostar me siga pra ficar por dentro dos posts!!!
    Obrigadaa, aqui tbm é mto fofo, ainda to aprendendo a mexer =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!! Muito legal seu blog, passei lá fiz uma visitinha kkk
      Beijos

      Excluir
  7. Adoro tapetes. Eu concerteza vou usar essas suas dicas pra combinar com o sofá =D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline que bom que gostou das dicas :)
      Beijos

      Excluir
  8. oiie..adoro tapetes aqui em casa ate no meu cantinho eu uso tapetes, acho q dah uma sensação de acolhedor a qualquer ambiente né? muito legal as dicas e as fotos..bjo grande claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh com certeza Claudia, um ar de aconchego!!
      Beijos

      Excluir
  9. Eu não tenho tapetes lá em casa, uma vez uma amiga me disse: "Está faltando tapete na sua sala" e eu respondi: "Vai ficar faltando." Sou alérgica a ácaro, e tapete geralmente me deixa atacada, até porque não tenho tempo disponível para ficar caprichando demais na faxina. Mas se eu pudesse ter um, não sei qual escolheria. Como eu não cogito a hipótese de ter, acho que nunca pensei muito nisso.
    Amei a opção da última foto - sofá colorido e tapete neutro, muito lindo. Acho que eu não teria sofá e tapete combinando entre si.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ju!! Ahh no teu caso é melhor nem ter mesmo, ai no caso de dar um ar de conforto no teu caso era de desconforto kkk
      Obrigada pela visita!!
      Beijos

      Excluir
  10. Tapete realmente fica lindo, mas tô quase desistindo dos meus, na hora de abrir o sofá retrátil o tapete enche o saco, a sala é pequena, ou tiro o tapete ou levanto o sofá, mas sala sem tapete não tem graça, o sacrifício faz parte, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk que sofrimento! Mas faz parte!!
      Beijos

      Excluir
  11. Acredita que comprei o tapete da sala antes do sofá e da cortina? Mas eu já sabia o que queria e comprei um neutro. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!! kkkk ahh tapete neutro não tem erro!!
      Beijos

      Excluir
  12. Eu quero colocar tapete, mas tenho medo da alergia do marido atacar.
    Gosto mais dos de tons neutros.
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi!! Tem alguns produtos que pode se usar no tapete como anti ácaros e tal, pode ser que ajude na alergia dele.
      Beijos, obrigada pela visitinha!!

      Excluir
  13. Na minha sala de TV o sofá é marrom doce de leite e o tapete é preto e creme. Gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana!! Legal essa combinação!

      Excluir
  14. Oi Cris, dicas excelentes , uma boa combinação irá com certeza valorizar a sala.
    Um sábado abençoado pra você!
    Beijinho
    Lílian -Blog:”Duas Moças Prendadas!”
    (Tá rolando brincadeiras premiadas e sorteios lá no blog, participa!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A combinação faz toda a diferença!!
      Vou lá no blog conferir!
      Beijos

      Excluir
  15. Adorei as dicas, amei o blog!
    Já tô seguindo! Com certeza pegarei muitas dicas aqui com vc!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Natália!! Que bom que gostou! Seja bem vinda!
      Beijos

      Excluir
  16. Although I've since switched from a Canon consumer camera to a Nikon prosumer camera (the D300), I still use the Nikon version of the same lenses. There is a host of in-camera editing options such as red-eye reduction, cropping, color balance, straightening, fish-eye effect, etc. It will come with a remote handle and a projection stand for your convenience.

    Here is my website nikon d7100

    ResponderExcluir
  17. Sales of the Kindle Fire are going better than expected.
    1 feels excellent within the hand not like the Motorola Xoom and the Acer Iconia
    A500. Like the Apple i - Pad Keyboard Dock listed above, the Logitech Android
    Keyboard has many tablet-friendly features.

    my weblog :: samsung galaxy tab

    ResponderExcluir
  18. You can easily program your NFC chips to perform particular functions such as:.
    Irrespective of class and standard, this most significant communication
    tool is now important for all as we need food, water, shelter etc.
    The design of the phone with slightly round configuration
    makes it common to the looks of the Samsung Galaxy Nexus.


    my webpage galaxy s3

    ResponderExcluir
  19. olá !!! mandei forar o meu estofado com cor chocolate e quero comprar um tapete preto... optei pelo claro e tenho criança pequeno ficou terrível!!! será que não vai combinar??? a sala tem uma grande lareira cor chocolate também... os móveis e a peda da lareira é preto.... pensei em uma manta e almofadas claras (que eu posso lavar).... que acha da minha opção???

    ResponderExcluir
  20. Olá gostaria de uma dica para escolher a cor do meu tapete..
    A minha sala e pequena tenho uma estante preta e branca do tamanho da parede para aproveitar o espaço tenho um quadro de moldura marrom escuro de cores vermelho e preto amarela . Qual sua dica para a cor do tapete e de almofadas???????

    ResponderExcluir
  21. Me esqueci do sofá e preto..

    ResponderExcluir
  22. Ola, adorei as dicas mas por favor como faço p combinar minha sala q é conjugada com sala de jantar.
    Minha duvida e combinar: meu sofá e preto de couro e tenho um centro de madeira na cor vermelho com branco, fico na duvida da cor da pintura na parede de destaque e na cor do tapete. me ajude!

    ResponderExcluir
  23. Minha sala foi "dividida" entre sala de estar e jantar. Optei por móveis neutros, em tons terrosos. Meu sofá é beje, bem clarinho. Os móveis são de madeira tabaco e estou deixando o toque de cores para os quadros, almofadas e objetos de decoração. Eu gostaria de colocar um tapete sob a mesa de jantar e outro na sala de estar. Acho que dois tapetes iguais, além de parecer monótono, atrapalhariam na praticidade e no conforto, já que na sala de estar, um tapete mais "fofinho" deixaria o ambiente mais aconchegante, mas na sala de jantar, acredito que preciso de um tapete mais leve, já que penso na hipótese de derrubarem suco ou alimento. Esse tapete precisa ser mais prático, permitindo uma facilidade maior para lavar. Posso combinar num mesmo ambiente tapetes com texturas diferentes?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Minha sala foi "dividida" entre sala de estar e jantar. Optei por móveis neutros, em tons terrosos. Meu sofá é beje, bem clarinho. Os móveis são de madeira tabaco e estou deixando o toque de cores para os quadros, almofadas e objetos de decoração. Eu gostaria de colocar um tapete sob a mesa de jantar e outro na sala de estar. Acho que dois tapetes iguais, além de parecer monótono, atrapalhariam na praticidade e no conforto, já que na sala de estar, um tapete mais "fofinho" deixaria o ambiente mais aconchegante, mas na sala de jantar, acredito que preciso de um tapete mais leve, já que penso na hipótese de derrubarem suco ou alimento. Esse tapete precisa ser mais prático, permitindo uma facilidade maior para lavar. Posso combinar num mesmo ambiente tapetes com texturas diferentes?

    ResponderExcluir
  26. Ola gostaria de sabe que cores de almofadas e tapetes usar com o sofa de courino preto? Bjos

    ResponderExcluir
  27. Bom dia meu nome é Deise e meu rack é preto tapete vermelho minha parede é azul claro gostaria de saber qual cor de sofá e cortina eu coloco estou em dúvida...bjs

    ResponderExcluir
  28. esqueci meu e-mail é deiseramos007@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bom dia,minha sala é pequena e cabe só um sofá de 1,80m, gostaria de comprar preto ou uva. Qual a cor das cortinas colocaria em qualquer das duas opções de cores? minha sala é com painel cor virginia.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia,minha sala é pequena e cabe só um sofá de 1,80m, gostaria de comprar preto ou uva. Qual a cor das cortinas colocaria em qualquer das duas opções de cores? minha sala é com painel cor virginia.

    ResponderExcluir
  31. boa tarde, gostaria de ajuda vou fazer sala de televisão apenas com um rack de imbuia e tv preta gostaria de saber se colocar um tapete cor chocolate se fica bonito???

    ResponderExcluir
  32. oi!!!Meu sofá é cor laranja e a cortina é bege! que cor deve ser o tapete?

    ResponderExcluir
  33. Meu sofá é vermelho, um tapete bege vai ficar bonito?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*