sábado, 13 de abril de 2013

Dicas para Cozinha Planejada


Oi pessoal!! Tudo bem?
Já falei várias vezes aqui no blog que eu tenho uma cozinha bem minuscula, com muitas limitações. Dentre vários artigos que li sobre dicas para cozinhas planejadas vou destacar as que achei mais úteis e que realmente devem ser consideradas no planejamento, algumas são dicas simples mas que as vezes fazem toda a diferença.

1- Antes de mais nada saiba exatamente as medidas da sua cozinha, isso com todos os detalhes, desde o espaço que uma porta pode ocupar até o espaço que tem ao lado de janelas.

2- Faça um levantamento de todos os Eletrodomésticos que precisa, as medidas de cada um, modelos, se serão embutido ou não.


3- Escolha o local dos pontos de eletricidade, lembrando a altura em que os aparelhos ficarão, exemplo, coifa, torre com forno e micro-ondas embutidos se for seu caso, geladeira, e aparelhos como batedeira, liquidificador e outros portáteis, assim incluindo tomadas diversas na bancada, lembrando que poderá utilizar mais que um eletro por vez.  




4- Defina qual será a área seca e qual a área molhada, considere seus hábitos de uso e de quanto espaço necessita.

 
5- Área de apoio. Quem não gosta de ter espaço na cozinha? Defina a área em que vocês irá utilizar seus eletroportáteis, cortar temperos... etc. 

6- Escolha qual o modelo do fogão, se será de piso ou de mesa, e deixe um espaço de pelo menos 25cm de cada lado para os cabos de panela e outros utensílios que poderá utilizar no preparo dos alimentos. 



Cozinha planejada

7- Gavetões ou Portas? Defina onde serão gavetões, gavetas e portas. Os gavetões tem sua vantagem por você conseguir visualizar com facilidade tudo que tem no espaço e ser de fácil alcance, por serem mais fundas e grandes pode ser utilizada para guardar panelas, bacias, tampas, etc. Também é necessário uma gaveta menor para guardar talheres de preferencia com divisórias e outras para utensílios pequenos. 


8- Escolha a área para guardar, pratos, copos, taças, se este armário for superior um dica é optar elas portas basculantes. 


9- Tenha sempre perto, cuba, fogão e geladeira, para facilitar o trabalho. 




10- Iluminação, deve-se tomar cuidado para que a iluminação não crie sombras. Por isso, luzes fixadas abaixo dos armários iluminam a cozinha de forma eficaz.

 
11- Reserve lugar no armário para guardar eletroportáteis para que o visual da cozinha fique o mais limpo possível.

12 - Tenha um espaço para armazenar alimentos. Uma despensa no armário. 




13- Deve-se tomar cuidado na escolha das cores na cozinha, principalmente se ela for pequena, cores muito escuras diminuem o ambiente. Caso opte por vidro transparente tenha em mente o que será acondicionado neste espaço para não poluir visualmente, também muito usado são os vidros pintados que dão leveza ao móvel.

 
14- Tome cuidado com os armários em baixo da cuba pois terá que deixar o espaço do sifão, fazer gavetões seria um desperdício de material pois a gaveta teria que ser cortada ao meio. Portanto ou você faz duas fileiras de gavelas e deixa o espaço para o sifão ou opta por portas. 

15- Algumas opções diversas para cozinha são, lixeira embutida, porta pano de prato próximo a área molhada, adega com nichos abertos para colocar garrafas, espaço para guardar frutas e verduras.




O mais importante é você imaginar seu dia a dia e como são seus hábitos, não adianta copiar aquela cozinha da revista e não ser funcional para você!


Espero que tenham gostado das dicas!


Até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 comentários :

  1. Adorei as dicas, providenciais. Eu que tô matutando a minha cozinha, então já peguei e guardei várias dicas explanadas. Depois, dê uma passadinha lá no meu cantinho, pois fiz a parede com pastilhas com o rejunte vermelho como vi aqui no seu blog. A partir do momento que vi aqui, fiz uma enquete que foi maior sucesso, rsrsrs, as opiniões ficaram divididas, muito legal essa interação e troca cibernética. Então, já me decidi e executei o assentamento, dê uma espiadinha lá para conferir, você foi o pivô, rsrsrs, dessa situação que amei por demais. Bjkas e bom final de semana.

    http://luciasantiagoeac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu... nossa fiquei tao feliz em saber q te ajudei de alguma forma... que bom q vc optou pelo rejunte da mesma cor, fui la no seu blog dar uma espiada e fixou liiiindo demais, fez uma otima escolha, no meu ape tbm vou por rejunte da mesna cor, vale a pena ainda por cima, nao amarela como o branco! Tentei te seguir mas o botao nao funciona nao sei oq acontece, mas estou tentando, quero acompanhar de perto sua obra, esta cada dia mais linda!
      Beijos flor

      Excluir
  2. Acabei de reformar a minha cozinha. Ficou bonita, mas gostaria que as gavetas das panelas fossem uma só e não 3 como foi feito no projeto pela arquiteta.
    Gosto tb de gavetas fundas. As atuais ficaram fundas como gosto, porém mais estreitas que as anteriores. Ainda bem que a gente vai se adaptando a tudo.
    Sucesso com a sua cozinha.
    Bjs e ótimo final de semana, Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana, eu achei bem bonita sua cozinha, os gavetoes sao uma mao na roda... muito praticos!
      Beijos, bom fim de semana para vc tbm!

      Excluir

  3. Amei as dicas!,estão sendo importante para que eu possa planejar minha cozinha,tirei algumas
    dúvidas.parabéns pelo post,será útil para muitas amigas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente em te ajudar, pensar em todos os detalhes sozinha nao eh facil, algumas dicas sempre sao bem vindas!
      Bjo, obrigada pela visita

      Excluir
  4. Muito boas tuas dicas, precisamos pensar na funcionalidade da cozinha,mas é claro, não deixando de lado a beleza,né?Bjs
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai!! Beleza e funcionalidade!
      Beijos
      :)

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Rose! Obrigada pela visita, que bom que gostou!!
      Bjs ;)

      Excluir
  6. Oi Cris!
    Amei as dicas!!!
    Demais a iluminação e a organização daquela despensa!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi! Muito legal essa despensa mesmo, bem inspiradora kkk
      Beijos

      Excluir
  7. Cris, eu adorei as dicas!
    Nosso marceneiro já havia nos falado dessa necessidade de o fogão, pia e geladeira ficarem próximos e realmente fica legal!... a cozinha é um lugar com tantas coisas pra se pensar né amiga!
    Beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!! A cozinha eu acho um dos lugares que agente mais demora para escolher como fazer, onde ficar as coisas, as cores, modelos e tudo mais, por isso vale a pena pesquisar bastante. Essa dica do fogão, pia e geladeira é muito prática, no dia a dia ajuda muito!
      Beijos

      Excluir
  8. Comecei a morar na minha casinha faz pouco tempo e quando pensei no projeto a cozinha fiz de tudo para aproveitar todos os espacinhos possivéis ...


    :)

    Bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!! Ahhh sua casa é um sonho!!

      Hoje em dia que os apartamentos são cada vez menores e as cozinhas mais ainda, tem que aproveitar cada cantinho mesmo!

      Bjos :)

      Excluir
  9. Oiii amiga, realmente muito importante essas suas dicas, deixei até em favoritos para mim rsrsrs bjuxx mana blog ta maraaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maninha!!! Que bom você por aqui, quando eu estava fazendo o post até pensei em você porque agente sempre vê foto e cozinha e fica sonhando acordada né kkk
      Selecionei as dicas mais uteis, guarda ai mesmo kkk
      Beijos flor

      Excluir
  10. Muito bom esse post. Quando me mudei pra cá, já tinha os armários e eu deixei quieto, são relativamente novos, de 2008. Achei interessante o que você falou sobre os gavetões... o meu sifão arrebendou e para arrumar foi uma dor de cabeça por causa dos tais gavetões que dificultaram o acesso... se fossem portas, teria sido bem mais fácil.
    Por outro lado, quando lembro de quando eu morava com a minha mãe, cuja cozinha tem portas, percebo que é bem mais fácil achar as coisas que eu quero nos gavetões.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!! É em baixo da cuba é bem complicado gavetões, no teu caso garanto que tiveram que quase desmontar a pia para arrumar né? kkk
      Beijos

      Excluir
  11. Adorei o post tb, eu fiz o projeto de minha cozinha e a parte do fogão fica pertinho da porta, tenho q ter muito cuidado com os cabos das panelas...( e olha que sou profissional em segurança do trabalho), e não tive essa percepção de risco..."casa de ferreiro espeto é pau",srrsrs.
    bjos
    Paty coisasdequemtemcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! kkkkk ahhh tive que rir agora. Caso de ferreiro espeto de pau. É meio arriscado mesmo perto da porta!!
      Beijos

      Excluir
  12. Minha cozinha ficou pronta e acho q só errei no quesito dos pontos de energia, foi pouco para o espaço, de resto acho que acertei... ficou ideal para meu espaço e minha rotina...tô adorando!

    Essas dicas são valiosas pra quem vai começar a planejar esse ambiente...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!! Sua casa esta ficando linda!! Cada vez que passo no blog tem alguma coisa diferente lá, adooooro kkk
      Beijos

      Excluir
  13. Cris,
    ÓTIMAS dicas!!! Graças a Deus o pessoal que fez meus móveis sabia disso que vc postou, rs... Mas vai ser bastante útil para as vizinhas novas!
    Bjão querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!! Deu sorte então, porque tem cada marceneiro que vou te contar, se não falar nada para eles fazem como vem na cabeça, e depois sobra pra gente!!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá Cris adorei as dicas! Parabéns pelo blog e achei o nome super criativo, adorei! Rafaela blog Organize sem frescuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!! Obrigada pela visita!! Que bom que gostou!!
      O nome é meio que uma contradição, para meio que dizer meu pequeno grande apartamento. Palácios sempre são grande e o meu é mini kkk
      Beijos

      Excluir
  15. OLÁ cRIS E AMIGAS

    Criei meu blog sobre a saga da construção, está tão fofinho! Se possível façam uma visitinha para me dar uma prestigiada! beijos blogueiras

    http://ondeagenteseesconde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!! Obrigada pela visita!!
      Vou lá fazer uma visitinha também!
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Cris!! Vim correndo atrás da receita de chocolate quente cremoso que apareceu no meu feed, mas cadê?!?!
    Coloca de novo. Deu água na boca!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      Ahh não sei oque houve com o blog que desapareceu, mas já postei denovo!!
      Faça que fica uma delicia, recomendo muito!!

      Beijos
      :)

      Excluir
  17. Oi Cris, ótimas dicas, com certeza são válidas para todas nós.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lu!! Com certeza, vale levar em consideração no planejamento da cozinha!!
      Beijos

      Excluir
  18. Muito boas as dicas, eu também tenho cozinha pequena e é um grande problema, arranjar quem faça um projeto legal... fiz orçamento com diversas empresas, muitas de renomes e foi uma tragédia.. o foco era sempre a beleza do móvel mas a funcionalidade péssima, teve um que até esqueceu que a cozinha deveria ter forno... enfim encontrei um empresa muito legal, e fez um projeto bonito e muito enxuto em termos de custos.. e o melhor como era na minha casa de praia.. eu passei um mes fazendo ajustes e eles tinham filial em POA e em Tramandai.. Indico para todos daqui de POA e da Praia, pois o atendimento é ótimo e o acabamento é demais... http://www.stockhausmoveis.com.br/ acho que a unica coisa que fica a desejar é o site ahuhuahuahua mas parece que estão reformando.. Abraços a todos... Sugestão sempre faça vários orçamentos pois a diferença é gritante....

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz, deixe seu cometário!!
Beijos *-*