domingo, 2 de junho de 2013

Diferentes tipos de lareiras

Oi Gente!!
Com todo esse frio que está fazendo aqui no sul nos últimos dias não consigo pensar em outra coisa a não ser no quando precisamos de uma lareira lá no apê! Na nossa região ela é extremamente necessária! 

Estava pesquisando sobre modelos de lareiras e me deparei com vários tipos, não conhecia a metade deles, eu conhecia somente a lareira convencional e a lareira francesa de metal que é vendida pronta.

Separei alguns modelos que encontrei e gostei, além desses ainda tem alguns outros tipos meio extravagantes, mas como gosto de postar coisas mais "usáveis" aqui no blog, então escolhi estas abaixo.  

Lareira Convencional


Decoração com lareiras

A lareira convencional a lenha é construída no local, para este modelo é preciso encontrar mão de obra especializada, para ser feita da forma correta e a fumaça não voltar.
Com este modelo deve-se tomar cuidado, pois caso ela não tenha nenhuma entrada de ar exterior consome o ar do ambiente, sendo assim precisa sempre ter uma corrente de ar no local. Também tomar cuidado para nunca deixar ela acessa sozinha.

Lareira Metálica - Francesa


Decoração com lareira de metal

As lareiras metálicas são uma excelente opção para quem não quer o quebra quebra de uma reforma. É encontrada pronta em lojas do ramo, com bom custo benefício, já vem com duto para saída de fumaça, e de fácil instalação. Pode ser encontrada em modelos de canto, frontal e central.
Tem maior eficiência no aquecimento por ser de material metálico, porém não tem um aquecimento tão homogêneo quanto as lareiras de tijolos, pois o metal perde calor rapidamente.

Lareira Fechada


decorar para o inverno

Assim como a lareira convencional também é feita no local, a "boca" da lareira é fechada por vidro cerâmico resistente ao calor de até 800°C, a lenha normalmente chega a 200°C. Este modelo de lareira tem aquecimento mais homogêneo pois o vidro segura o calor, uma lareira convencional perde 30% do seu calor pois precisa primeiro aquecer o ar frio.
A lareira fechada funciona da seguinte forma: o ar frio entra por uma abertura na parte de baixo da lareira , depois é aquecido pelo recuperado de calor em seguida sobe para uma espécie de caixa e é lançado ao ar. E assim vai circulando o ar: ar quente "empurrando" o ar frio para baixo para ser aquecido. Dessa forma seu aquecimento é homogêneo, e o consumo de lenha é menor que as lareiras convencionais, sem contar que não consome o oxigênio como a lareira aberta e também não tem o risco de fagulhas.

A lareira fechada também pode ser muito funcional para regiões de muito frio, onde pode ser instalado um duto que leva o calor por vários cômodos da casa, como mostra na foto acima.

Lareira Elétrica


decorar com lareiras

As lareiras elétricas funcionam como um aquecedor elétrico, com uma resistência, e seu calor é lançado ao ar com a ajuda de um pequeno ventilador. É prático por não utilizar lenha, não faz sujeira. Pode-se criar um nicho ou acabamento semelhante a lareira e instalar a lareira elétrica. O aparelho normalmente é capaz de aquecer um ambiente de 15m² com pé direito padrão. Está lareira também tem função desumidificadora por isso é preciso tomar algumas precauções para não deixar o ar muito seco.
Alguns modelos vem com lenhas artificiais que são feitas de fibra de cerâmica que depois de quente parecem realmente lenha queimando.

Lareira a Gás


fotos de lareiras

A lareira a gás tem um custo maior para mante-la, mas apesar disso ela tem sido muito procurada por ter várias funções diferenciadas e pela segurança. Alguns modelos vem com medidor de oxigênio do ar, diminuindo ou até mesmo desligando a chama quando o oxigênio baixa de 18% no ambiente e também pode ser programado para desligar automaticamente.
A lareira funciona como um fogão a gás, as chamas são emitidas para aquecer, também e necessário o revestimento de tijolo refratário para segurar o calor, sua instalação requer somente um ponto de gás. A lareira a gás consome cerca de 200g a 1,2 kg por hora dependendo da intensidade da chama.


 Eu sinceramente fiquei muito empolgada pela lareira fechada com este sistema de duto que leva o calor para toda a casa, perfeito para nós aqui do sul que enfrentamos temperaturas negativas e uma casa toda quentinha é um sonho nessas horas.

E por ai está muito frio também?

Bom domingo a todos!! ♥ Beijos ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários :

  1. Nossa, que legal, mas acho que só lá no sul mesmo, em alguns outros estados acho que não rola, só se for decorativa mesmo
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh aqui no sul é questão de sobrevivência kkkkkk

      Bjo

      Excluir
    2. No Rio capital não rola mesmo. Mas na região serrana, rola. Na casa da minha tia, em Itaipava, tem lareira aberta.

      Excluir
  2. Oi Cris,
    Eu adoro um foguinho. Na casa da minha mãe tem lareira e a única coisa ruim, é que entrava um ventinho por ela...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! A dela é a lareira aberta?

      Excluir
  3. Oi Cris!
    Ótimo post!!!
    Aqui no RS é tudo de bom uma lareira!! A minha é a convencional em todo o pé direito alto... não me informei ainda com profissionais da área, mas penso que dá para fechar um vidro especial ou pelo menos com uma portinha de redes pelo menos para não pular fagulhas para fora!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Grazi, acho que tem como fechar sim, e o bom é que não tem risco de fagulhas, bem mais seguro! No RS e aqui em SC é parecido o clima, bem congelante kkkk

      Bjos

      Excluir
  4. Eu adoro uma lareira, acho aconchegante. Mas aqui no Rio não rola não, rs. O simples fato de fechar a janela, somado a meias e colchas resolvem nosso problema no inverno.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Ju! Eu não me imagino em um lugar quente assim, eu adoro o frio, uma lareira, um cobertor, chocolate quente, livro... para mim tudo isso é perfeito!

      Bjos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela forma simples como explica tudo isto. Muitos obrigado de alguém que leu este Post a partir de Portugal :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*