sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ideias para organizar livros de forma criativa


comprar livros, livros romance, literatura, ação
Apesar das novas tecnologias, o Kobo leitor de e-books, e-readers, como o Kindle, entre outros... ainda assim o prazer em ler o velho e bom livro ainda é uma paixão para muitos. Com o tempo a gente acaba adquirindo tantos livros que deixar este acervo organizado começa a se tornar uma tarefa difícil!

Hoje a pedidos da minha melhor amiga que adora livros, trago algumas dicas de como organiza-los de forma criativa!


Prateleira mdf, livros

Primeiramente separe seus livros de acordo com uma ordem de frequência de leitura, assim poderá fazer uma seleção de livros que talvez não sejam mais muito interessantes, ou estão desatualizados e doa-los ou separa-los para guardar em outro local diferentes dos demais.



A melhor forma de organizar e conservar livros é a estante com nichos abertos.
Para que os livros tenham uma durabilidade maior precisam de ambiente fresco arejado, sem contato direto ao sol pois desbotam. Outros cuidados como não comer enquanto lê, ou ler com as mãos sujas, não dobrar páginas, não marcar com clips ou adesivos, não guardar em saco plastico os caixas também são pontos a tomar cuidado. A melhor forma de acondiciona-los é em pé (na vertical), e não por mais livros do que cabem em cada nicho, o ideal é não sufocar os livros, para que possa tirar da estante com facilidade e também dessa forma mantem arejado entre eles.



A profundidade ideal da estante para guardar revistas é de 25cm, já para livros o ideal é é 35cm. Para ambos é recomendável deixar 40cm de altura entre um nicho e outro.

Caso tenha alguns livros em que precise ter sempre a mão e não quer deixar desorganizado ou um sobre o outro, você encontra nas papelarias os bibliocantos, nos formatos mais simples e também alguns bem divertidos que se tornam objetos de decoração :)

segurar livros, organizar


Algumas formas de organização:

1- Por título em ordem alfabética
2 - Por autor também em ordem alfabética
3 - Por tema
4- Por tamanho
5- Por cor


organizado, organizando, organização

As opção 4 e 5 são uma forma mais bonita para quem quer a estante para finalidades mais decorativas.


decor, decorar, decoração, livros

Quem tem muito livro também é interessante numerar os nichos e montar uma tabela no excel com uma relação de nomes dos livros e em que nicho eles estão, ou caso sua escolha for separa livros por cor ou tamanho, você coloca quais livros estão no nicho 1, 2, 3 e assim por diante. Assim você consegue encontrar com mais facilidade, abre sua tabela (atalho ctrc+L) digita o nome do livro e já vai ter o resultado de onde encontrar. Simples!!



Voltando a parte de conservação também é recomendado uma vez ao ano retirar todos os livros e fazer uma limpeza geral e verificar se tem algum ponto do nicho com mofo, ou sinais de traças, cupins, para esses casos é preciso fazer um tratamento com produtos específicos.
Para a limpeza dos livros também existem alguns produtos a venda no mercado, mas a melhor opção é uma escovinha com cerdas macias e flanela seca.







Espero que tenham curtido as dicas, e se alguém tem outra forma de organizar ou de limpar os livros deixa aqui em baixo nos cometários e compartilha com a gente :)

Ahh! Se quiserem ficar por dentro das novidades curtam Meu Palácio no Facebook espero vocês lá!

Bom fim de semana a todos! Até a próxima!
♥ Beijos ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 comentários :

  1. Quem gosta de ler, nunca está só.
    E viva os livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! É verdade, está sempre bem acompanhado!
      Bjs

      Excluir
  2. Cris...já disse milhões de vezes que amo seu blog! adorei a dica! beijos

    Gabi

    http://ondeagenteseesconde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Gabi!! Eu já te disse como você é querida :) Também adoooro seu blog amiga!

      Que bom que gostou das dicas!!

      Grande beijo

      Excluir
  3. Olá, vim aqui para agradecer ao carinho lá no blog...
    Volte sempre e aproveite todas as dicas e ideias, tem muita coisa legal que já foi postada!
    Adoreeeei as dicas!

    ;)

    Beijo e ótima semaninha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha!! Com certeza volto! Adorei!

      Bjos

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Cris!!! primeiro obrigada pelo carinho.Fiquei muito feliz com seu recadinho e em saber que pude ajudar alguém e que meu apê serviu de inspiração.

    Você falou uma verdade, fiquei realmente muito tempo sem postar,pq minha gravidez senti muito enjoou, era um sacrifício ficar na frente do computador e agora que meu bb nasceu, só quer saber de brincar, não tenho tempo para nada,rsrsrsr.

    Estou tentando mostrar tudinho que ja foi feito aqui, mais ainda falta algumas coisas tbm, nem tudo esta pronto.Mas a cozinha esta prontinha, vou mostrar sim,logo logo.

    Sobre o porcelanato, usamos uma da pamessa tbm.Olha aqui quando falei dele:

    http://primeiroapt.blogspot.com.br/2012/02/meu-porcelanato.html

    Eu adorei ele instalado, ele não risca com facilidade não.Para falar a verdade, no ape todo tem um risco que foi feito pq colocaram um saco de entulho sobre ele, e uma ponta do próprio pocelanato que acabou riscando.Me deu uma raiva tão grande...rsrsr mas hj em dia nem parece pois fica em baixo do rack.
    Ele da um pouco de trabalho é de manter brilhoso.Tipo assim, quando passo um pano molhado, fica embaçado, então tenho que vim com um pano seco e passar para ficar bem polidinho.Fora isso, tudo tranquilo.Pode ser que fique assim pq ele ainda tem a cera protetora, pois precisa de um produto para tirar, e como o cheiro é forte, nunca usamos por causa do caio.Mais fique tranquila, pois ele é ótimo, eu recomendo para todo mundo.

    Já sobre meu filetinho,comprei em uma rede de lojas que só tem aqui na minha cidade, e creio que não vedam online e se vendesse imagino que não compensaria pelo frete, pois moro longe,rsrsrrs,sou de são luis, no Maranhão.O nome da loja é Pontiguar.
    Conheci uma blogueira que comprou o mesmo filetinho pela internet, vou te passar o blog, ai vc pergunta para ela se vale a pena.Olha o blog: http://construcaoarubawanessaevitor.blogspot.com.br/

    Espero ter ajudado e novamente obrigada pelo carinho.
    Ah, e vou fazer o negocio aqui com contact, depois volto para mostrar.

    Bjsss
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Seu blog foi mesmo o primeiro blog que me inspirou, e gosto muito das suas postagens, sempre tiro muitas ideias legais!!

      Que pena que Pamesa não tem na minha região, eu gostei muito mesmo deles! O jeito é pesquisar bastante e tentar fazer uma boa escolha :)

      Obrigada pela atenção pela visita querida!!

      Grande beijo!

      Excluir
  5. Nossa, uma inspiração mais linda que a outra!... eu tenho poucos livros,mas gosto de deixá-los aparente!

    Quanto a sua dúvida do nicho: no meu caso eles apenas colaram as peças de granito em volta do revestimento e o fundo é do próprio revestimento... acho que não tem necessidade de fazer o fundo em granito, pois não iria aparecer.... e eles ficaram bem firmes, pois eles passam bastante cola na junção da pedra com o fundo do revestimento!
    Obrigada pelo carinho lá no blog!
    beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mi!! para poucos livros e a mostra é legal os bibliocantos, ficam bem bacana!!

      Também vou por nicho no banheiro, achei super legal os seus, obrigada pela dica!

      Bjos

      Excluir
  6. Oiiii


    nossa essa organização por cor parece ser tudo na vida hein???
    amei demaissssss
    pena que deve ficar confuso pra procurar hehehehehehe


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! Fica muito legal neh! É uma forma mais decorativa, mas se organizar uma tabela ainda consegue se achar no meio de tanto livro kkk

      Bjos flor!

      Excluir
  7. Tenho muitos livros e toda vez que coloco em ordem alfabética, minha empregada acha que é hora de limpar as estantes e tira tudo do lugar. Já cansei e desisti da luta.
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Betty que trabalhão kkkk, o jeito é avisar ela que está em ordem kkk

      Beijos, ótima noite para você também!

      Excluir
  8. Fantásticas suas dicas, ai ai, como eu queria umas bibliotecas como essas das fotos q vc selecionou, mas por enquanto tenho só poucos mesmo. Comprei uns nichos para o quarto mas ainda não os montei.
    Por enquanto os meus ficam dento do armário mesmo e os não lidos eu separo para saber o que ainda falta ler. Mas eu acabo guardando por ordem de preferência mesmo, ou tamanho do livro e as vezes cor das lombadas para eu ver "mais bonito" dentro do armário....
    bjs adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê! Eu gosto muito de livros, mas não acho tempo para ler, quando começo algum não consigo terminar, ou o trabalho não deixa, ou alguma coisa acontece... os que tenho também estão guardados, mas é um sonho também um dia ter uma biblioteca assim!

      Bjos

      Excluir
  9. Adorei as dicas. Não tenho uma "biblioteca" na minha casa, mas possuo um bom número de livros e estava atrás de como organizá-los. Valeu pela dica!
    Bjs e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Que bom que gostou, espero ter ajudado!

      Bjos

      Excluir
  10. Adorei as dicas!!! Acabei de curtir seu blog no face, eba!!
    Respondi seu comentário lá no blog, mas lá vai:
    Ownnn que gracinha, o seu mostra os dentinhos hahaha! Coisa mais fofa!! Tomara que vc possa criar seu cachorro no seu apê! A Maya até estava se adaptando superbem ao apartamento, ficava quietinha, deitava na varandinha pra pegar um sol...as desvantagens é que tem que passear todo dia e tb os pelos que vão soltando pelos cômodos! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, agora na casa nova a Maya se diverte né kkk!

      Beijos
      Obrigada por seguir!

      Excluir
  11. Oii amiga, obrigada pelo post, foi muito esclarecedor as dicas, salvei aqui... Obrigada pela dedicação, adorei mesmo, e com certeza a ideia dos nichos é liiinda e muito moderna, vale a pena investir...
    Te adoro amiga, e sucesso no blog... Ta perfeito!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Amiga!! Fiz a seu pedido :) Que bom que gostou! Os nichos acho um charme além de muito práticos né!

      Tbm te adoro maninha!! Beijos :)

      Excluir
  12. Eu sou museóloga, então, o dia que eu tiver uma estante com milhões de livros, terei o cuidado de deixá-los longe do sol e com portas de vidro. A poeira também é cruel porque é acida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ju! Portas de vidro tbm é uma dica legal, mas tem que cuidar com umidade!
      Beijos

      Excluir
  13. AMO LIVROS <3
    Em breve pretendo comprar uma prateleira pra organizar os meus!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris,
    Por cor eu acho lindo!
    Adorei essa sua idéia da tabela do excel!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nina! Por cor se torna uma decoração linda né!
      Beijos, que bom que gostou!

      Excluir
  15. Oi Cris!
    Não vejo a hora de começar a organizar meus livrinhos... por tema acho mais fácil de encontrar o que se procura!! Mas dai organizando por tamanho e cor dentro de cada tema! rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Grazi! É por tema acho que fica mais fácil mesmo!
      Beijos :)

      Excluir
  16. Ah, meu grande problema. Tenho muitos livros e ainda não sei onde coloca-los na minha casa. Por isso, eles ainda "moram" na casa dos meus pais...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*