sábado, 24 de agosto de 2013

Decoração, como começar a decorar?

Enquanto estamos construindo passam mil ideias sobre decoração pela cabeça, e quando chega a hora de decorar as ideias ficam bagunçadas e bate aquela dúvida. E agora? Por onde começar?



Procure inspirações, referências de decoração


Geralmente temos muitas ideias para a decoração mas não sabemos se vai ficar legal em nosso cantinho, para facilitar esse desafio busque o máximo de imagens, referências, inspirações que puder. Você pode encontrar em revistas, sites, blogs, redes sociais, lojas de decoração... quanto mais referências tiver mais fácil será para começar.

cozinha pequena decorada, quarto decorado, sala, banheiro

Defina seu estilo


Essa é uma das principais decisões na hora de decorar, o seu estilo vai definir cores, modelos, objetos... enfim!
Então... qual seu estilo? Pergunta difícil não? Seu estilo pode ser moderno, contemporâneo, rústico, vintage, romântico, "básico por natureza" como diz minha amiga Babi do blog Sim Senhora rsrs, entre outros, se você não se identificou com nenhum desses estilos nada impede que você crie um e de a ele o nome que quiser rsrs, o que importa é que você se sinta bem neste ambiente. Depois de encontrar referências, imagens, inspirações como falamos acima, faça uma seleção do que você mais gosta em cada um, faça uma lista de cores que mais gostou, de combinações, modelos de móveis, objetos, etc. Não se preocupe com rótulos, com padrões, escolha o que mais se identifica com você, o que você realmente gostar. Não tem problema em misturar estilos desde que você goste do resultado. Na dúvida menos é mais!


Defina a função de cada ambiente


É preciso saber a função de cada ambiente para não ter gastos desnecessários nem futuras "gambiarras". Um exemplo, defina se sua sala terá somente sofá e TV ou se terá um cantinho para o home office ou para guardar livros, se no quarto de casal, terá um lugar para suas maquiagens, enfim, leve em consideração seu estilo de vida, suas necessidades para definir a função dos ambientes.


Projete seus ambientes, desenhe


Já mostrei em um post aqui no blog 5 ferramentas grátis para planejar seus espaços, confira > aqui <, então mãos a obra, bora desenhar?
Desenhe seus ambientes com as medidas exatas, saiba também as medidas dos móveis que vai utilizar, se não comprou ainda você pode encontrar as medidas na internet em lojas de móveis, calcule também o espaço para circulação, feito isso poderá mudar os móveis de lugar e ver como fica melhor.
Caso não tenha paciência para programas, ou não tenha entendido rabisque em um papel mesmo, o que importa é planejar.


Hora de juntar tudo


Chegou a hora de juntar tudo que você fez até aqui, todas as referencias e definir o que vai usar, agora é a hora de ver se tudo fica harmonioso entre si. Se estiver planejando a sala, é a hora de ver o modelo do sofá, se a cor dele combina com as paredes, se combina com o revestimento do painel, enfim!
Se estiver decorando um ambiente pequeno opte por cores mais claras deixe as cores escuras para pequenos detalhes.


Se mesmo assim ainda tem dúvidas na hora de decorar e a grana está curta para contratar um profissional, você também pode se inspirar em um projeto pronto, com um estilo parecido com o seu, ou um projeto básico que possa depois utilizar alguns elementos e deixar a sua cara.

No meu computador uso um programinha simples da Microsoft Office o OneNote 2007 vem instalado junto com Word, Excel. Nele salvo minhas inspirações e ideias por categorias, uma aba para cada ambiente do apê. Esse programa é muito bom para deixar todas as ideias organizadas, você pode organizar vários assuntos em um programa só, uso ele para ideias para o apê, assuntos que vou escrever no blog e assuntos pessoais.


Espero que tenham curtido as dicas, que possam ajudar vocês nessa missão de decorar :)

Curtam no Facebook!!
♥ Beijos ♥

38 comentários :

  1. Eita que me sinto honrada pela citação! rsrsrsrs
    As nossas pastinhas de inspirações faltam transbordar, né?!
    Sabe que nunca tinha pensado no onenote? Vou testar para ver se gosto!
    Boa semana florzinha!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk só faltam transbordar mesmo kkkkk
      Eu gosto muito do One Note para organizar, até agora não encontrei nada tão simples e prático como ele!!
      Bjão, ótima semana para você tqambém :)

      Excluir
  2. Parece que este post foi escrito pensando em mim! Estava mesmo precisando de umas dicas, é que fica mesmo difícil na hora de começar a decorar o quarto, a sala... e quanto mais revistas ou blogs leio mais confusa vou ficando! Valeu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que te ajudei de alguma forma, eu também me sinto assim as vezes, quando mais coisas eu vejo mais confusa eu fico, por isso acho legal sempre ir anotando tudo para decidir depois!

      Bjos

      Excluir
  3. São muitas ideias e muitas opções de decoração.
    Como gosto sempre de ter uma opinião correta contrato uma arquiteta ou decoradora.
    Já gastei muito, antes, e não ficava tão aconchegante quando agora.
    Bom domingo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, vou ter que discordar com você, já vi decorações de blogs principalmente que não teve ajuda de arquiteto ou decorador e ficaram perfeitas, simplesmente lindas!! Acho que tirando uma ideia aqui e ali pode-se criar uma decoração aconchegante como de profissionais!
      Bjos

      Excluir
  4. Adorei o poster Cris, muito bom. Parabéns!!

    http://oapedemarcoejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jé! Que bom que gostou!
      Bjos

      Excluir
  5. OI Cris, post maravilhoso, adoro salvar inspirações no Not, uso uma pastinha mesmo. Cada dia que pesquiso a pastinha vai ficando mais recheada, quando for a hora de decidir, tenho certeza que vou ficar muita confusa...rsrsrs

    Bjos e ótima semana

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk apensar de usar o onenote, ainda salvo muita coisa, e cada dia estão mais cheias mesmo kkkk!

      Bjão, ótima semana pra vc tbm :)

      Excluir
  6. Oi Cris!


    Fato que definir um estilo já é meio caminho andado, pois a partir dai buscamos referências específicas e facilita na hora de escolher e com certeza, menos é sempre mais!

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ana, mais de meio caminho andado! No fim das contas não é tão difícil assim, só precisa de um pouco de paciência!
      Beijos

      Excluir
  7. Oiiiii


    que ótimas dicas!!!
    adorei o post!!

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei suas dicas,
    eu já tenho muitos projetos, só falta definir meu estilo, acho que gosto de tudo clean com um toque a mais, uma cor que se destaque.
    cada dia que passa minha pastinha vai transbordando de tantas fotos, rsrs

    Parabéns pelo post!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Andressa, acho que vc já tem um estilo definido então, vc é mais básica, mas como vc diz com um toque a mais! Gosto desse tipo de decoração também! É mais fácil de acertar!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjos

      Excluir
  9. Eu não me planejei para decorar, minha casa foi "acontecendo". Se bem que eu já tinha o mobiliário planejado, então, só tinha como imprimir meu estilo mesmo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ju! Eu também não estou me preocupando muito com isso, já tenho uma pré definição em mente, mas vou por partes, agora estou focada em revestimento, daqui a pouco decoração, e também acho que vou deixar acontecer, e ir definindo aos poucos, coisas que não tenho certeza vou comprar de cor neutra, deixar as cores para detalhes pequenos!
      Bjos

      Excluir
  10. Oi Cris adorei a dica... pena que não tenho paciência para ler os artigos e tentar aprender a mecher no OneNote... mas vou tentar me organizar nele... a verdade é que temos tanta coisa no pc e que na maioria das vezes nem sabemos pra que serve... obrigada pela informação...

    bjokas no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, é verdade, eu comecei a usar o One Note a pouco tempo, estava ali o tempo todo mas nunca me interessei aprender, é muita coisinha, a gente acaba optando pelo mais básico por ser mais fácil, mas vale a pena usar, é muito bom!
      Bjokas :)

      Excluir
  11. Olá Cris
    Parabéns pelas dicas,
    Eu adoro o One Note ajuda muito na organização do dia a dia.

    Parabéns pelo blog, foi inspiração total :)

    http://dekoratie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai! Ele é muito bom mesmo, não vivo sem kkk

      Obrigada pela visita!

      Bjão

      Excluir
  12. Cris,estou nessa fase:obra terminando e agora???? Cor de parede,móveis da cozinha,painel na sala ou só o móvel de madeira de demolição? Dúvidas e dúvidas,affff
    Parabéns pelo blog!!
    Élvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Élvia!! É para tirar o sono de qualquer um!! É muita coisa para decidir!!
      Bjos

      Excluir
  13. belas dicas! já estou seguindo :))

    xx

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris!!Tu sabes que tenho tantas inspirações salvas no meu computador que eu até acabo esquecendo?Muito bom teu post!bjss Dani
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani!! Sabe que eu estava assim antes de começar a usar o onenote? Quando eu ia ver as fotos que eu tinha as vezes nem sabia porque eu tinha salvo!
      Bjos

      Excluir
  15. Amei seu blog, Flor! Adoro decoração!
    Acompanhe o meu também: http://garotaf-util.blogspot.com.br
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica Cris! Vou organizar as minhas inspirações no One Note!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Talita!! Ele é muito bom vc vai gostar!
      Bjo

      Excluir
  17. Oi, sou nova no blog e já no primeiro posto adorei!
    Mas não consigo acessar o link dos programinhas que ajudam a desenhar o ambiente no computador. Vc pode passar o link aqui nos comentários?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Seja bem vinda!!!
      Que estranho não ter dado certo tenta ver esse post aqui tem os links lá, se não der certo me avisa e te passo por email, ok?

      http://meupalaciode64m.blogspot.com.br/2013/05/5-ferramentas-para-planejar-seu-espaco.html

      Bjos

      Excluir
  18. Seu blog eh perfeito...descobri hj e já amei, vc escreve com objetividade e o melhor, não ta fazendo propaganda de produto, o mal dos blogs hj é isso! Mantenha essa essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom que gostou! Fico feliz!
      Conforme vou comprando alguma coisa para o apê, vou indicando, mas isso é, se eu gostei e se eu realmente recomendo!
      Super beijo

      Excluir
  19. o seu blog é um sonho, estou viciada, toda hora olhando e procurando as novidades
    ameeeei de verdade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiii Jéssyka!! Obrigada pelo carinho flor, fico muito feliz que está gostando do blog!!
      Bjokas!

      Excluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*