quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Qual a diferença entre selador e fundo preparador?

Depois do reboco pronto chega a hora dos acabamentos finais para pintura, e pesquisando a respeito vi dois produtos que acabei ficando na dúvida, são eles o fundo preparador e o selador de parede, e agora?



Depois do reboco a parede precisa ser preparada para receber a massa corrida, não se pode partir do reboco diretamente para a massa, pois precisaria de uma camada muito grossa para ter um acabamento perfeito, com isso você acaba gastando mais e ainda corre o risco da massa soltar com o tempo. Para não ter esse tipo de incomodo futuro então o correto é preparar a parede para receber massa e a aplicação dela deve ser a mais fina possível, somente o necessário para deixa a parede uniforme e sem imperfeições.
Mas e agora o correto é usar selador ou fundo preparador?

Os dois tem finalidades diferentes um não substitui o outro.


Selador de parede

O selador é indicado para paredes com reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto, tem a finalidade de preencher seus poros uniformizando a superfície e assim tendo um melhor resultado e economia.


Ex. Paredes com reboco novo que precisam ser pré preparadas para aplicação de massa corrida

O selador é conhecido entre os profissionais como santo milagreiro, mas pode se tornar o vilão da hista superfície e deixar o acabamento muito grosso, o chamado efeito casca de laranja”  Fonte


Fundo preparador de parede

O fundo preparador deve ser utilizado quando irá ser feito a repintura de uma parede já pronta, ou parede com gesso, parede descascada. Deve ser aplicada para fixação das partículas para receber a nova pintura.


Ex. Utilização em reformas, também quando a parede tem por ex. uma pintura com tinta a óleo e quer mudar para acrílica ou vise versa, para mudanças de tipos de acabamento deve-se utilizar o fundo preparador depois de lixar a parede, antes de passar a nova camada de tinta.

“O fundo preparador aglutina as partículas soltas, proporcionando melhor aderência da tinta. O produto pode ser indicado até mesmo antes da pintura com tinta emborrachada”  Fonte


como pintar paredes passo a passo

Os nomes confundem um pouco não acham? O fundo preparador que parece ser para prepara a parede na verdade é indicados para reformas, para selar as partículas para receber a nova camada de tinta.
E o Selador é para paredes novas que estão só no reboco e precisam ser preparadas para receber massa, que é o meu caso e de muitos de vocês que estão construindo :)

Consegui tirar as minhas dúvidas espero que ajude vocês também!

Não esqueçam de curtir a Fan Page do blog no Facebook, lá vocês ficam por dentro das novidades em primeira mão!
♥ Beijos ♥

49 comentários :

  1. Muito legal o post, nem sabia que existia esse tipos. :D

    http://oapedemarcoejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jéssica!! São indispensáveis!!
      Bjos

      Excluir
  2. Nossa que dica legal, nem imaginava. Sou nova neste mundo se quiser visite meu blog http://construcaodeumsonhoadois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!!
      Tem tantos produtos e tantos procedimentos na construção que a gente acaba confundindo!
      Bjos

      Excluir
  3. Cris!

    E se ajudou, agora já sabemos que precisamos de muitoooo selador :-)

    Ótimo post, obrigada!

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Que bom que ajudei!! Para o apê que tem 64m² comprei um galão de 18L e vai dar para passar em todo o apê duas demãos! Rende muito!!
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Cris!
    O selador é muito importante sim!! Quando passaram na minha casa parecia que já tinham pintado a primeira demão... ficou toda branquinha! rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Grazi! Lá no apê está assim, todo branquinho da até um up!!
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Cris adorei o post, não imaginava a diferença dos dois, foi esclarecedor.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, eu mesma confundia os dois, quando descobri a diferença tinha que compartilhar com vocês né kkk

      Bjos

      Excluir
  6. Oi Cris, surgiu uma duvida...
    o reboco da minha casinha foi feito tudo com areia fina e ficou bem lisinho, lindo! rsrsrs, agora vamos passar a massa corrida para ficar tudo perfeito, eis que surge a duvida, no meu caso, será que mesmo assim é preciso passar o tal selador??? Obrigada pelas informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, sim precisa, o meu também ficou bem lisinho mas soltava poeira, o selador deixa a superfície bem firme, preenche um pouco, também é indicado passar para não soltar a massa mais tarde! Ele custa baratinho o galão de 18l paguei 60,00 e não foi nem metade para passar 2 demãos, eu te indico a passar, passa só uma demão se já está bem lisinho!
      Bjos

      Excluir
  7. Vale apena ressaltar que o fundo preparador é comercializado em duas versões, ou seja; ele é vendido tanto na cor branco ou no acabamento incolor/transparente.

    Note que o acabamento incolor é totalmente transparente e isso quer dizer; que a parede não vai ficar com cor nenhuma.

    Atenciosamente,
    Freitas RJ
    www.comopintar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela ressalva Freitas!
      Abrç!

      Excluir
  8. Obrigada, me ajudou a entender!

    ResponderExcluir
  9. Esses dois exemplos informados pela Cris foram muito bons.

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado pelo esclarecimento,pois as vezes nem os vendedores sabem as diferenças e querem empurrar os seus produtos e acabam vendendo o que nós não queremos,vlw abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Amaro!! Tem razão tem muito vendedor por ai que não sabe a diferença e manda qualquer coisa, ainda mais esse produto que até o nome confunde, sempre é bom chegar na loja com um pouco dd conhecimento sobre oque precisa! Fico feliz em ter ajudado!
      Abraço

      Excluir
  11. Vlw Cris! Dica direta e muito esclarecedora. Parabéns e obrigado por compartilhar. Faz dias que procurava sanar essa dúvida e não encontrava um esclarecimento tão preciso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que ajudou Joel! Abraço

      Excluir
  12. Obrigado pela informação. Muito útil.

    ResponderExcluir
  13. No caso do gesso acartonado (drywall), qual devo usar selador ou fundo preparador ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, usa fundo preparador, ou aquelas tintas que é fundo e tinta junto, a coral tem dessas!

      Excluir
  14. Parabéns pelo blog Cris Dellani ... pequenas dicas, grandes soluções .... muito bom mesmo ... abraço!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris, tenho tido recomendações de usar selador acrílico para o gesso recém colocado, antes da massa acrílica. Que me diz disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu gesseiro recomendou fundo preparador. Pra mim deu certo assim.

      Excluir
  16. Cris, muito legal seu blog. Finalmente estou construindo minha casa e ele tem me ajudado a tirar algumas dúvidas. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por tirar esta dúvida.
    Estava achando que era a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  18. Salvou minha obra. Thanks.

    ResponderExcluir
  19. Salvou minha obra. Thanks.

    ResponderExcluir
  20. Cris parabéns .VC me ajudou muito.Excelente dicas.

    ResponderExcluir
  21. Ameeeeeeeeeeei a dica, me salvou!! <3

    ResponderExcluir
  22. Ameeeeeeeeeeei a dica, me salvou!! <3

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Hey, está por aí?! rsrs

    Tenho um apartamento que recebi da construtora... mas não faço idéia do acabamento que eles deixaram (gesso, massa corrida, pintura)... só sei q está branco.

    Chegou a usar nessa situação igual a minha?

    ResponderExcluir
  25. https://youtu.be/xL80QKDEBvc assistam meu vídeo no meu canal tem dois vídeos sobre o assunto espero k ajude a tds um abraço e se inscrevam lá no canal ...

    ResponderExcluir
  26. Selador é importante pois ajuda a economizar tinta.

    Selador antes da massa, de jeito nenhum. Reduz aderência e causa patologia. A massa pode soltar. É um erro muito cometido até por profissionais antigos. Qualquer coisa ligue para o 0800 de uma Suvinil ou semelhante que eles explicam direitinho o porquê.

    ResponderExcluir
  27. artigo muito interessante, estão de parabéns. espero que visitem minha pagina de pintura e decoração com fotos e videos de (antes e depois)
    http://pinturapintor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, meu nome é Rodrigo, trabalho na área há pouco menos de 2 anos, não sei se na época o fundo preparador servia apenas para repintura, mas hoje o fundo preparador existem em 2 versões, base solvente e base água. E ambos servem para os dois tipos de paredes, novas ou repintura, calcinadas, soltando partículas e essas coisas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*