sábado, 5 de outubro de 2013

Revestimentos cerâmicos (minha experiência)

Hoje fui escolher os revestimentos das paredes da cozinha e da lavanderia, e mesmo tendo muitas coisas definidas e projeto pronto, sempre rola uma dúvida. Hoje vim dar algumas dicas sobre cerâmica que talvez na empolgação das compras as pessoas não se deem conta e acabem pagando caro por um produto que não é 100%.







Primeira dica: analisar se as peças são retas, alinhadas
Segunda dica: observar o acabamento da superfície
Terceira dica: mesmo que escolha dois tipos de revestimento aparentemente da mesma cor, sempre coloque as peças lado a lado e veja se a cor é a mesma, se combinam entre si. Mesmo o branco muitas vezes não é o mesmo tom, principalmente se forem marcas diferentes.

Eu indico também  principalmente para peças com brilho, tanto cerâmica quanto porcelanato, que você coloque a peça contra a luz e observe o reflexo nela,  todas vão ter umas "bolinhas", isso você não sente passando a mão na peça, aparentemente elas são perfeitas, super lisinhas, somente quando você coloca contra a luz que percebe o acabamento, procure pela marca em que essas "bolinhas" sejam o menos visível possível para garantir uma acabamento bonito.

revestimentos para cozinha retificado

Viram como o reflexo fica embaçado quando a peça não tem uma superfície boa?

Para a cozinha procuramos por um revestimento totalmente branco, retificado (borda reta), de tamanho retangular. Deste modelo que procuramos encontramos de algumas marcas como, Portinari, Portobello, Eliane, Itagres,  todos esses que vimos são revestimentos cerâmicos, não são porcelanatos, mesmo assim tem borda reta e boa qualidade. 

Sem analisar a fundo todas parecem iguais mas...
As lojas que nós fomos emprestaram uma peça de cada revestimento que estamos em dúvida, assim podemos testar, ver como ficaria lá no apê, com a luz dele e tal. Isso está me ajudando muito na escolha, pude analisar bem cada uma.

Vou dar a minha opinião sobre cada uma das que nós vimos.

Da Portobello vimos o modelo Glacier White Retificado tamanho 0,30 x 0,60, ele tem bom acabamento na superfície, quase não se notam as bolinhas, mas analisando esse peça que a loja me cedeu está "torta", a etiqueta marca como tipo A que é o top, e mesmo assim no meio dela é mais alto do que as bordas, o preço é competitivo, R$ 50,00m² mas a instalação não ficaria perfeita.

A Portinari tem bom acabamento, peças perfeitas mas o preço ficou muito alto comparando com outras marcas, sendo que não tem nenhum diferencial, R$69,00m²

A Itagres nem trouxe peça para casa, descartei a opção na loja mesmo, o valor da cerâmica estava em torno de R$50m² e a superfície muito ruim com aparência de casca de laranja olhando contra a luz.

Vi também a  Eliane que até agora foi a marca mais aprovada, o acabamento da superfície é muito bom, poucas bolinhas, as peças são perfeitas, bem retas, o preço bem competitivo, e o produto 100% brasileiro. Da Eliane trouxe dois modelos para testar, que estou bem na dúvida, um deles é o Diamante Branco 0,32 x 0,57 com borda reta valor por metro² R$52,00, e outro é um tamanho um pouco menor e com bordas arredondadas, não tanto quanto outras marcas mas é levemente arredondada, o modelo é o Forma Branco tamanho 0,33 x 0,45 valor por metro ² R$29,98... é tentador, e a qualidade é muito boa, são peças perfeitas, a dúvida são as bordas arredondadas.

Também trouxe um revestimento de marca desconhecida Fior (nunca ouvi falar) tamanho 0,32 x 0,57, gostei do tamanho, o valor da peça foi o que me fez trazer para testar, está R$16,20 m² mas contra a luz a superfície tem bastante bolinhas.

revestir paredes, decorar paredes
Revestimento Fior

Revestimento Eliane

Agora estou na dúvida se essa borda levemente arredondada faria tanta diferença assim, além da borda o tamanho da cerâmica também é menor, optando pelo tamanho menor eu economizaria mais de R$800 reais. Ai ai ai... e agora?


O que vocês acham? Qual escolheriam? Alguém tem outra opção de marca com bordas retas e precinho bom? rsrs
♥ Beijos ♥

54 comentários :

  1. Oi menina! estou te acompanhando no Face já a algum tempo..curto suas pubicações...meu ap tem mais ou menos a metragem do seu.....Minha opinião é que vc deve optar pelas placas maiores...a impressão que eu tenho por experiência é que elas não mostram tantas marcas...As pessoas deveriam pensar na manutenção do material....placa maior é mais fácil de limpar....veja bem a questão do rejunte...no meu banheiro optei por um rejunte caro um tal acrílico e com pasar do tempo...nem tanto tempo asssim ficou uma lástima....obrigada Agnes Helena Rodil Levart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Agnes!! É o que eu penso também, não gosto de rejuntes grossos, e muitos quadradinhos, esses formatos maiores são perfeitos!
      Bjos querida!!

      Excluir
  2. Olá! Conheci seu blog essa semana, e achei bem interessante você mostrar passo-a-passo do andamento do seu ap. Bom, com a experiência que eu tenho com obras aqui em casa, o produto de placas maiores e retificado realmente fica mais bonito, mas em relação a limpeza e acabamento, se você optar pelas placas menores é só na colocação do revestimento fazer um rejuntamento bem fininho e optar por um rejunte que se aproxime o máximo da cor do revestimento, fica muito bonito também e quase não dá trabalho para limpar. Outra dica é comprar rejunte para áreas externas, mesmo que seja para área interna, pois eles tem uma fixação melhor.
    Pra não te deixar ainda mais na dúvida, eu optaria pelo revestimento menor, e o valor que você vai economizar investiria em outro acabamento e/ou decoração que você tinha desistido de fazer por causa do valor. Eu utilizei revestimentos de custos relativamente baixos aqui em casa e consegui um resultado muito bom. Sou adepta do design e decoração por menos.
    Desculpa escrever tanto, mas é que sou Designer de Moda, sou apaixonada por design e decoração e estou até almejando ingressar na pós de Design de Interiores. Se interessar, passa lá no meu blog http://tendenciasaparte.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!! Seja bem vinda!!! Adorei suas dicas, nunca tinha pensado em por rejunte para área externa mas você tem toda razão, com certeza são bem mais resistentes!!

      Temos coisas em comum, eu amo moda e decoração também, as vezes até penso que deveria ter criado um blog para falar dos dois mas como a paixão do momento é o apê optei pelo blog sobre ele ahuahuha

      Bjokas, obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Oi Cris!
    Amei as dicas!!!
    Usei os azulejos branco esmaltado com brilho na cozinha e nos banheiros, marca 31x57 Elegance Pisoforte A, com borda redonda, mas os colocadores capricharam e colocaram rejunte de 1 cm como se fosse retificado e ficou ótimo! Na lavanderia usei esse mesmo azulejo só que com linhas prateadas! Se não me engano paguei 19,90 m².
    Nos banheiros usei os kit de enfeite de revestimentos da Eliane 44x88 retificado brilhoso, amei!!!
    Beijos!
    Construindo Minha Casa Clean

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Grazi super barato!! Eu encontrei retificado tamanho grande por R$32,00, mas me arrependi de não ter comprado da Eliane, esse que comprei tem bolinhas :(

      Bjokas

      Excluir
  4. Cris, adorei as dicas, essa das " bolinhas " não sabia.
    Estou na fase de construção e de pesquisar bastante, suas dicas me ajudaram a esclarecer minhas dúvidas, sei que a maioria dão preferência pelo porcelanato, mas estar totalmente fora do meu orçamento porque aqui em minha cidade é muito caro!
    Bjs!
    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fabi!! É bom ficar atenta, porque faz toda diferença no acabamento! Todos tem mas alguns tem bem menos, como os da Eliane!

      Bjokas

      Excluir
  5. Oi dona Cris ta boa flor!Vc ta super certa em fazer essas analises, qdo eu comprei,me empolguei e nen comparei esse aspecto de brilho e luz,mas graças a Deus deu certo minhas escolhas, eu escolhi revestimento retificado fosco(sem brilho),somente na área de serviço foi onde coloquei com brilho e bordas arredondadas, mas valeu sua super dica, nessa fase ficamos muito empolgadas e as vezes nen analisamos esses detalhes...bjos flor bom f de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! Eu analisei e analisei e acabei comprando um com bolinhas hauahuahuah, mas ficou bem bonito mesmo assim, ele não tem tantas bolinhas mas tem mais que Eliane!

      Bjokas

      Excluir
  6. Oi Cris! Adorei as dicas!
    Temos que tomar muito cuidado mesmo nessas compras para não sermos impulsivas e depois arrependermos..
    Como nunca comprei cerâmica, não vou dar muito pitaco não.. hehehe! Mas te desejo sorte para fazer a escolha certa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Thais, eu sou muito impulsiva e tenho que me controlar para não comprar coisas na empolgação kkkk por isso é bom escolher com muita calma!!
      Bjokas

      Excluir
  7. Olá!
    Bom, como vc perguntou eu vou responder! rs...
    Baseada na minha experiência com a obra da minha casa, eu escolheria o revestimento menor com bordas arredondadas, pois depois de rejuntado, o efeito de amplitude, pra mim, é foi o mesmo. Só se vc for o extremo em detalhes, vai ficar se prendendo a isso ( e olha que eu sou perfeccionista).
    Para um dos banheiros comprei um desses revestimentos retificados, compridos e sem bolinhas, com um brilho incrível, já pra área de serviço optei por um mais em conta, menor e com bordas arredondadas e "casaca de laranja" e, sinceramente, gostei mais da área de serviço! Esses sem "bolinhas" arranham facilmente na hora da limpeza... Ainda mais em banheiros e cozinha, que é um lugar onde a gente limpa mesmo. Bom, se eu fosse fazer novamente, eu não "gastaria" tanto dinheiro em revestimentos para área que recebem constantemente limpeza, pois esses mais "perfeitos" são os mais frágeis. E esse negocio de amplitude, é só aplicar um rejunte na mesma tonalidade que fica td amplo independente do tamanho da peça e do acabamento da mesma (reta ou arredondada).
    Abraços e boas escolhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô, os dois são muito bonitos, para a área de serviço tbm comprei mais em conta, achei um de boa qualidade sem bolinhas e bem bonito
      , para a cozinha eu investi um pouco mais, mas mesmo assim não comprei o da Eliana que eu estava pensando em por, comprei um mais barato e me arrependi de não ter comprado Eliane, pela resistência depende muito da marca esse que comprei percebi que é bem fraco e risca fácil já o da Eliane sem comparação peguei a chave do carro e tentei riscar com força e nada de risco, já o meu hummmm risca com qualquer coisinha!!!!
      Bjokas

      Excluir
  8. Amei o post! Me ajudou muito, agora sim vou sabre oq fazer quando comprar algum revestimento pq não entendia nada disso!
    Amo seu Blog, por vc compartilhar suas experiencias com a gente amo demais e estou sempre por aki...
    Parabéns e uma ótima semana :)
    Nêssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa'!!! Fico muito feliz que tenha gostado!!! Eu adoro partilhar com vocês tudo o que vou aprendendo ou que eu pesquiso, as ideias é as dúvidas tbm que essas vcs sempre me ajudam muuuuito!!!!
      Obrigada pela visita!!!
      Bjokas

      Excluir
  9. Cris, eu tb fui comprar para o meu banheiro determinada q seria o retificado, mas os valores estavam muito acima do q eu esperava! Acabei optando por um arredondado da Porto Bello e gostei muito do resultado! Acho q no fim das contas o mais importante é escolher um material de qualidade! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, é verdade, eu acabei comprando retificado mas não é tão bom não tem tanta qualidade!!! Gostei muito do resultado mas não sei se vai ficar bonito sempre porque achei que ele risca muito fácil :-S os retificação estão um horror de caro!!! O meu comprei nem maia em conta mas nessa de querer economizar acabei comprando um mais ou menos!!!!
      Bjokas

      Excluir
  10. Oi Cris, eu ficaria com a placa maior... Porque da menos trabalho para colocar e menos rejunte! Quanto as bordas... eu não estou notando muita diferença!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ge!!! Optei pelo tamanho maior mesmo, e gostei muito do resultado, as bordas dão uma diferença maior depois que é instalado, antes parecem iguais!!
      Bjokas

      Excluir
  11. Oi Cris!
    Neste caso a diferença financeira não é tão grande, embora na obra são tantas coisas que essas diferenças ficam maiores, MAS acho que vc tem que colocar o que gostou mais. Se o maior/retificado é seu preferido, fique com ele. No longo prazo esses R$800,00 poderiam te trazer mais arrependimentos do que economia. Ao menos eu sou assim, qdo gosto de uma coisa tenho que fazer daquele jeito, mesmo que demore mais.
    Agora, se vc não faz questão do maior, então a economia do outro seria bem-vinda.
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!! Vc tem toda razão!!! Comprei o retificado para a cozinha, mas não comprei da marca que eu queria, acabei economizando mas a qualidade nem se compara, agora eu penso que deveria ter gastador mais e comprado o que eu queria mesmo! Olhando assim nem se nota diferença, mas o que eu comprei parece que risca muito fácil!!
      Bjos

      Excluir
  12. Oi Cris!!!
    Eita que chegou na fase gostosa, mas cara! rsrsrs
    Lá em casa, você já sabe, o que eu escolhi é do tamanho maior e, gostei muito do resultado. Tive muita sorte com esse da Itagres, pois não tinha as bolinhas, é bem liso mesmo e retificado. O efeito você já viu e não me arrependo.
    Esse da Eliane eu vi e achei muito bonito, mas é como falaram aí em cima, se usar um rejunte da mesma cor, a amplitude não fica comprometida, mas se atente ao fato de que as bordas retificadas permite um rejunte mais fino que as arredondadas.
    No final das contas, o que vale é o que mais gostaram, afinal, serão vocês que olharão para ele todos os dias! rsrsrs
    Use a lei da compensação, se gastar mais nesse item, compense em outro que não façam tanta questão!
    Boa semana, amiga!
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, acabei comprando retificado mesmo, consegui um com precinho mais em conta, gostei muito do resultado, retificado é retificado fica lindo mesmo!!!! Agora tenho que compensar em outra coisa kkkk
      Bjuuuus

      Excluir
  13. Oi Cris!

    Tenho esse Portobello Glacier White no banheiro. O fato da peça que a loja te deu estar torta, pode ser devido a como ela foi armazenada, se elas foram deixadas de pé por muito tempo isso pode acontecer, e com qualquer marca devido ao tamanho...
    O que vale é o que você gostam, mas como opinião..vai com as pedras maiores...super ampliam o ambiente!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila não tinha pensado nesta hipótese, mas agora que vc falou com certeza deve ser isso, o repositor dela deixa a peça numa posição que deixaria torta no meio mesmo!!!!! Valeu a dica!!!
      Bjokas

      Excluir
  14. Adorei essas dicas. Nem sabia q tinha essa questao das bolinhas. Estou na fase de escolher o material para o ape. Q dificil.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não sabia, mas quando comecei a compara um com o outro percebo essa diferença no acabamento, e no resultado final da uma boa diferença!!
      Bjos

      Excluir
  15. Ola Cris, td bem?
    Ja faz algum tempo q acompanho seu blog e adoro td.
    Ele esta me ajudando muito nessa fase de acabamento. Nossa como q aparecem duvidas!
    Esses dias tbm pesquisei vários revestimentos, mas ainda não me decidi....
    Na minha opinião vc deve comprar aquele q mais gostou. Se não esperava esse gasto, como ja falaram aqui, compensa gastando menos em outra coisa.
    Esses dias atras mandei um e-mail pra vc com algumas duvidas minha, vc recebeu? Eu ainda não sei qual tipo de piso vou comprar....
    Bjoos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica!!! Que bom que o blog está te ajudando!!! Essa fase de acabamentos é uma delícia mas não é fácil escolher!!! Esperar o gasto até q gente espera o problema é quando os materiais aumentam muito ou quando vc acaba gostando do mais caro kkkkk que geralmente é o que acontece!!! Mas vou fazendo a compensaçao e assim vai indo!!!!
      Bjokas

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Cris, já fui em duas lojas e nunca tinha observado a questão das bolinhas. vou baixar as fotos no pc pra comparar isso e fazer um post já com essas observações tão necessárias. Eu ainda não escolhi e nem tinha sido tão detalhista assim, mas achei super válido. Olha Cris às vezes eu penso numa opção mais barata, mas ao mesmo tempo as fotos que vejo com os azulejos grandes são as que dão maior impressão de amplitude. Como Ana Júlia falou em cima, tem a questão da economia tem, mas tem a questão do seu gosto também até pra você não se arrepender depois. Hoje (pq eu sou a indecisão em pessoa) eu iria do retificado, mas desejo boa sorte nas suas escolhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão complicada ao mesmo tempo que vc poderia economizar a gente tbm pensa que é uma coisa para muitos anos e que vale a pena investir!!! Eu tbm sou uma negação para essas escolhas:-S mas aia poucos tudo de resolve, pensando bem com cuidado!!!
      Bjokas

      Excluir
  18. Obrigada pela visitinha!
    Boa sorte no sorteio flooor..
    Um beijo e otima semaninha

    ResponderExcluir
  19. Olá Cris, eu ficaria com a placa maior.Porque dá menos trabalho para colocar e menos rejunte!
    Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!! É verdade bem melhor e mais bonito tbm!!
      Bjokas

      Excluir
  20. Já passei por esta fase, é difícil porque vc não quer trocar isso tão cedo neh? mas vc está seguindo a linha dos neutros então não vai errar e nem enjoar com o tempo!

    http://caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!!! Fase muito difícil!! Que um que dure muito tempo, e para ser bom nem sempre é barato!!
      Bjokas

      Excluir
  21. Oi Cris! Não imaginava que dava para analisar pelo reflexo.,Aqui comprei o porcelanato retificado para o chão devido ser ao ambiente ser pequeno, aprendi que pode assentar o revestimento com bordas aredondadas bem próximo se for em lugar que não pega sol, porque o calor faz ele dilatar, então pode pagar um cadinho mais barato e colocar com junta menor,fiz assim no meu quintal já que não pega sol.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane! Para acentar próximo depende muito da ceramista ser de boa qualidade e não ter muitos defeitos nas peças, tem cerâmica que vc encontra uma peça de cada tamanho na caixa e é aí que tem que compensar na largura da fuga, ela sendo maior vc ainda consegue disfarçar esses defeitos, e a questão do sol tbm faz a diferença!!! Mas sendo uma marca boa com certeza da para economizar e ainda ficar um efeito lindo!!!
      Bjokas

      Excluir
  22. Oi Cris,
    Muito legal suas dicas, em breve vou escolher o revestimento para a nossa cozinha e as dicas serão ótimas na escolha, eu particularmente ficaria com a peça maior, é dificil escolher mas as vezes é bem melhor gastar um pouco mais e ter um bom resultado do que economizar e depois acabar se arrependendo...

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Andressa, não vale a pena economizar para depois se arrepender!!
      Bjokas

      Excluir
  23. Oie Passando para conhecer sua casinha
    Estou tambem na saga dos revestimentos ja comprei para o chão, comprei cerâmica mesmo branca com semi brilho classe A pois risca menos uma coisa que também tem que notar é o PEI o meu é 4
    aqui a ceramica que vou revesti a cozinha sera 30X50
    kkk o dia que fui escolher deixei o moço da loja doidinho kkkk
    meu bloguinho se quiser acompanhar a obra beijinhos
    http://vivicrcunha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!!! Seja bem vinda!!! O PEI pata o piso do chão é extremamente importante, para azulejos não é tão preocupante mas sempre é bom!!!
      Obrigada pela visita, vou lá conhecer seu blog!!!
      Bjokas

      Excluir
  24. Outra dica super importante é que, se faltar peças, tente comprar do mesmo lote, porque de um lote para o outro há variação de cor...
    Meu apê vem com azulejos e pisos dessa marca Eliane, que você comenta. Eu não achei ruim não.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!!! Ótima dica! Vc deu muita sorte Eliane é muito boa, me arrependi de não ter colocado essa!!
      Bjokas

      Excluir
  25. Eu amei esse seu post.
    Nunca tinha reparado nisso menina!! agora fico olhando as bolhas em todos.
    Tem um revestimento em promocao da portobello, mas achei mtas bolhas. vou ver um da eliane mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também agora presto atenção em todos que vejo, o da Eliane é o melhor acabamento que eu vi, é o mais "lisinho" sem tantas bolinhas, e brilho e a resistência dele também não se compara!
      Bjos

      Excluir
  26. Tanto pra minha cozinha quanto pro banheiro optamos por cerâmica Eliane, por causa do custo x beneficio, mas na hora da instalação o empreiteiro verificou que as peças não eram exatamente do mesmo tamanho e ele acabou tendo que aumentar um o espaço de rejunte pra deixar tudo alinhado.
    Não é nada que no final tenha ficado perceptível, mas quando ele nos falou do "defeito" eu fiquei bem chateada. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waleska, optei por Eliane no banheiro, as minhas não tinham defeitos, era bem iguaizinhas, o custo x beneficio vale muito a pena, o acabamento é muito bom!!
      Bjos

      Excluir
  27. Oi, Cris! Parabéns pelo blog. Tem me ajudado muito. Tirado muitas dúvidas.
    Estamos construindo e nessa fase de escolher pisos e revestimentos. Tenho pesquisado bastante e tenho minha preferência pelos retificados e com as placas maiores. Mas o marido acha que o retificado para o revestimento do banheiro (as paredes) não ficaria bom, pois toda loja que vimos com o rejunte fica com umas rebarbas (diferença entre o rejunte e o piso) e ele acha que pode machucar, arranhar, sei lá, quando esbarrar. O que você acha? Você usou o retificado nas paredes? Qual sua experiência? Obrigada, Vivian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!! Obrigada querida!!
      Na cozinha e no banheiro usei reificado, na cozinha comprei uma marca que não gostei das bordas, mas no banheiro que usei da Eliane é outra história, o banheiro ainda não foi rejuntado e mesmo assim posso passar a mão no azulejo (parede) sem medo, porque não corta e não arranha, mas isso tbm vai depender do seu azulejista, quando ele está instalando tem que ir passando a mão para ver se ficam todas da mesma altura, é claro que se ele deixar uma mais alta vai ficar ressaltada, pode ser isso que vocês viram na loja. No banheiro e cozinha foram muito bem colocados. Ahh! Tbm é bom escolher um rejunte bom para usar depois, não te indico usar epoxi de jeito nenhum, é muito dificil encontrar alguém que saiba rejuntar direito com esse produto e só fazem %@%¨$#!!!! No apê vou colocar rejunte acrílico, aqui no blog nas postagens mais recentes vc encontra um post que falo sobre rejunte e tem vários comentários de outras pessoas que já usaram e não aprovam, e também tem um post com as fotos do banheiro quase pronto!
      Mas.... resumindo... eu indico sim o retificado! Para o meu banheiro fiquei bem em dúvida pela questão do preço, porque o revestimento com bordas redondas era mais barato que esse da Eliane, mas por fim escolhi o retificado mesmo, vale a pena o efeito é lindo!
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixa aqui nos comentários!
      Beijoss

      Excluir
  28. Cris, parabéns pelo seu blog. Tem me ajudado muito. Tambem estou pesquisando o que é melhor nos dois sentidos, preço e qualidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*