quarta-feira, 19 de março de 2014

Dúvida sobre iluminação/ Spot (Help)

Oi pessoal!! Estou precisando muito (mas muito mesmo) da ajuda de vocês na questão iluminação! Estou na maior dúvida sobre os Spots, na net encontramos muitos modelos diferentes e para alguém leigo no assunto como eu fica um tanto difícil fechar uma compra. Tenho feito muitas pesquisas sobre iluminação, aprendi muitas coisas, mas certas informações a gente não encontra tão fácil.

Bom vou me explicar melhor para que vocês possam entender. É o seguinte:

Lá no apê quero usar Spot de led em quase todos os cômodos, pela questão da economia.
Vou optar por lâmpada led na cor branco morno na sala, sacada e quartos, para ficar aconchegante, e branco puro para a cozinha. No banheiro vou usar dicroica PAR 20 mesmo, porque não é recomendado usar led em locais úmidos,  a lâmpada led tem uma placa que oxida com a umidade e queima rapidinho.
Sobre a potência da lâmpada, pelas minhas pesquisas e analisando as minhas necessidades e preferencias a melhor opção é a lâmpada de led de 7w ela tem uma boa iluminação e ainda é econômico.
Bom sabendo isso já é meio caminho andado,  mas agora é hora de comprar e é ai que vem o problema.

1ª Dúvida:  Vi no mercado livre um anúncio assim: Kit de Spot para PAR20 (dicroica), o anuncio é referente somente ao Spot sem a lampada, a minha dúvida é se eu posso usar a lampada de led mesmo que o Spot seja para PAR20? Vi que o kit vem com 2 modelos de soquete MR16 e GU10, para os dois modelos existem lâmpadas de led.

2ª Dúvida: Vi um Spot com nicho/furação do tamanho 9,5 x 9,5 cm e outro com nicho/ furação 12 x 12cm. Será que essa alteração de tamanho é referente ao tamanho da lâmpada? Ou a lâmpada é a mesma.

3ª  Dúvida: Existe um tamanho padrão de lâmpada e um modelo padrão de soquete para lâmpadas led?

Os anúncios que me refiro são os dois links abaixo, gostei muito do Spot nesse modelo quadrado, direcionável, e com essa profundidade, ele também tem a vantagem da troca da lampada ser mais simples porque é no sistema clique.

Obs: Não estou fazendo divulgação dos vendedores, foram somente dois exemplos que encontrei na net, por enquanto não conheço o trabalho nem os produtos deles. 






Apesar desses kits não virem acompanhado das lampadas até o momento é o mais em conta que eu encontrei, a lampada led custa em torno de R$15,00 então o Spot completo ficaria por uma média de R$35,00 cada, aqui na minha cidade o mais barato custa R$ 47,00 cada completo do mesmo modelo.

Então pessoal... estou precisando de um help! Muitos blogs que sigo já passaram por essa etapa da obra mas não vi muitas informações referente ao tipo do soquete, modelo da lampada, essas coisas...
E para quem está pensando em comprar na net essas informações são muito importantes.

Ahh! Se alguém souber alguma loja online que venda Spots baratos deixa aqui nos comentário, toda sugestão ou dica é bem vinda :)

Desde já agradeço quem deixar seu recadinho de ajuda :)

♥ Beijos ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários :

  1. Oi Cris!
    Esse post é muito oportuno, infelizmente não consigo te ajudar, porque tenho as mesmas dúvidas.. e o mais legal, tem 90 pontos de spot no meu projeto, então se vc conseguir resolver essas questões, por favor, retorne com as respostas!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cris! Suas dúvidas são muito técnicas! rsrsrs
    Como a minha reforma tinha que ser bem rápida, e os spots com led são caros e não dava tempo de comprar na china ou no mercado livre, compramos todos os spots com lâmpadas dicróicas, mas com o cuidado de escolher spots que poderiam ser usadas lâmpadas dicróicas ou led, assim, à medida que forem queimando, vou colocando as de led. A troca deles é super fácil!

    Nas do banheiro e plafons centrais, como queria algo mais bonito, nem me preocupei com esses detalhes, pois fui numa loja especializada em iluminação e, a vendedora me auxiliou em tudo, então saí de lá com a par20 e a lâmpada para ela.

    Aliás, esse é o conselho que eu te dou: procure uma loja de iluminação aí na sua cidade e vá fazer um orçamento sem compromisso, quem te atender vai te mostrar todas as opções e tirar suas dúvidas. Acredito que até te ofereçam um projeto para o seu apê, sem custo.

    Desculpa não ter te ajudado muito!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. É q nem eu Babi rsss...minha reforma foi em 03 semanas, imagina se eu tive tempo de pesquisar tipos de iluminação? Mas óh Cris...aqui meus spots são todos de Led, a iluminação não é forte...tanto é q as do corredor, pretendo trocar, pq acho meu corredor escuro, na sala, tranquilo, pq tem o rasgo e o lustre, então qdo quero deixar uma iluminação aconchegante, deixo só os spots...as ligações são paralelas, então deixo só em cima da tv, ou só no espelho...fical legal...ah amiga, desculpe, não sei dizer nada quanto aos termos técnicos, vou ficar devendo. Mas boa sorte, tomara q apareça uma alma caridosa, conhecedora de spots pra nos ajudar! Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Comprei umas 10 leds para o apê mas não me atentei para os termos técnicos, a vendedora nos explicou qual seria a melhor e compramos. O preço em média é esse. Aqui compramos de R$ 39,00 em uma loja que estava em promoção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, hoje mesmo fui a uma loja de iluminação pesquisar sobre spots e aqui na minha cidade ta uns 50 reais cada um. Estava procurando no mercado livre e vi que tem uns que são bem parecidos aos que ela me mostrou (se não são iguais) e tem por nem 20 reais, o dúvida cruel.
    Agora não sei o que fazer...
    Abraço

    acasadaclaudia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris!
    Faltou um eletricista aqui para nos ajudar!! rsrs
    Mas indico você fazer essas perguntas para cada vendedor no mercado livre, pode ser que saibam te responder certinho... e como a Babi falou, melhor procurar uma loja de iluminação na sua cidade e fazer um projetinho sem compromisso!! E lá pergunta tudo e mais um pouco....
    Mas pelo que entendo, referente ao que comprei aqui pra casa, a primeira pergunta acredito que dê sim para usar Led nos spots de dicróica, na segunda acho que o tamanho é da furação mesmo, e na terceira acho que não tem tamanho padrão, porque para o lustre que usei lâmpadas Led, tive que comprar separado o adaptador, que é aquela peça onde encaixa a lâmpada no suporte!
    Depois conta pra nós as respostas dessas incógnitas, rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  7. Cris,também estou quebrando a cabeça com essas dúvidas...é muita tipo de lâmpada e pouca informação sobre as diferenças,como se todo mundo entendesse do assunto!
    Como a Grazi falou,faça as perguntas aos vendedores do M.L. talvez eles possam ajudar melhor que nós!
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris

    Concordo com as opiniões da Grazi, nos três questionamentos. Comprei as minhas para o apto sozinha e li antes um pouco na internet e outro tanto nos blogs...(legal este compartilhamento). E também fiz mil perguntas nas lojas. Acho apenas que antes de comprar você deve perguntar na loja se as led que quer precisam ou não de fonte , porque estas encarecem e algumas leds não funcionam sem elas.
    Eu tenho spots dos dois tipos, com lâmpadas de led sem e com fonte. E na loja me disseram que a fonte protege melhor a lâmpada em caso de oscilação de energia (???!).
    Não me informaram que a umidade oxida a lâmpada de led, e nos pendentes dos 3 banheiros eu coloquei led pequeninhas. Vamos ver a durabilidade.....
    Espero ter ajudado. Boa sorte na sua iluminação.
    marilete

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris.
    Olha vc viu lá no meu blog que já decidimos a iluminação, falta apenas concluir algumas coisas. Te falei que não tínhamos projeto luminotécnico separado, mas fizemos também como todo mundo disse acima, na verdade, meu marido que foi atrás de tudo, perguntou para os vendedores do ML, pois compramos todos os spots por lá, fomos em uma loja e um vendedor fez um projeto básico com desenho e tudo, pesquisamos em sites e decidimos muita coisa! Compramos lâmpadas mais lâmpadas dicróicas que leds, por causa do preço e por que utilizamos vários pontos de spots, que na verdade serão usados esporadicamente. As de led ficaram onde usaremos mais! Espero que dê td certo pra vc! Desculpa não ter ajudado muito! Bjs. Deivi.

    ResponderExcluir
  10. Ola sou nova aquii ..
    comprei meus spots no mercado livre , comprei o de led branco de 3 watts e testei aqui
    ele ilumina muitooo bem , ainda nao instalei , no blog tem um post que mostro ele

    http://meuapartamentominhavidaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris! Passo pelo seu blog de vez em quando, mas nunca parei pra comentar. E já que vc perguntou, gostaria de ajudar e retribuir um pouquinho o seu trabalho com o blog. Bom, não trabalho diretamente com elétrica residencial, mas sou engenheira eletricista e queria deixar alguns conselhos.

    Mas, antes de tudo, sugiro fazer essas perguntas que vc colocou aqui aos vendedores que vc mencionou.

    Sobre a questão da iluminação, saiba que lâmpadas de led são bem fraquinhas do ponto de vista de iluminância. Elas são ideiais para dar um destaque, não para iluminação em si. A medida para vc saber se uma lâmpada ilumina bem é a quantidade de lúmens (lm). É raro ver anuncios que indiquem isso. Geralmente só falam da potência em Watts, mas dependendo do tipo de lâmpada a potência será maior ou menor, o que não significa boa iluminação. Para vc ter uma base de comparação: uma lâmpada led de 3W tem em media 300 lm, enquanto uma lampada fluorescente de 15W tem mais ou menos 1000 lm. Se vc tiver alguma fluorescente compacta na sua casa, observe: uma lâmpada de led vai iluminar o equivalente a 1/3 do que a lâmpada fluorescente ilumina. Embora consuma 5x menos, a iluminação será também bem fraca, só para detalhes mesmo. Veja essa tabela aqui para ter uma noção da quantidade de lúmens por tipo de lâmpada (http://www.qualitylampadas.com.br/blog/lumens/).
    Outra questão importante sobre lâmpadas é o indice de reprodução de cores (IRC). Nesse quesito as incandescentes são imbatíveis. São as únicas que tem IRC de 100%, ou seja, reporduzem tão fielmente as cores quanto a luz do sol. São ideias para banheiros ou bancadas onde vc se maquia. Em segundo lugar estão as halógenas, que também tem bom IRC. Led e fluorescentes são as piores para uso em banheiros nesse ponto. Uma ressalva: se o banheiro não for usado para maquiagem, então o IRC não será tão relevante para definir a iluminação aqui.

    Sobre as perguntas que vc fez, o que observo é:
    1) sim, existem lampadas de led PAR20, mas essas são bem mais caras que a led comum, então acho que não compensaria o preço da lâmpada mais o spot se vc já encontrou o kit por menos de R$ 50,00. PAR20 é o tipo de refletor parabolico ao redor da lâmpada.

    2) A furação é para encaixar o spot. Geralmente tem uma base fixa no gesso onde se encaixa a lâmpada e o acabamento fica por fora e dá para retirar na hora de trocar a lâmpada. Por isso a furação é menor que o tamanho do spot em si. Veja nesse blog algumas fotos de um outro modelo de spot, mas que dá pra ver a diferença de diâmetro da parte que vai dentro do gesso: http://www.oambienteideal.com.br/2012/04/projeto-de-iluminacao-e-comprichas.html#.UzDLtfldVRw

    3) Os padrões são esses nomes de soquete que vc vê: E27 (soquete comum da maioria das lâmpadas residenciais), E14 (lâmpadas de alguns fornos), GU10, GZ10, etc. Dica: procure fotos no google de cada tipo de soquete.

    Bom, espero ter ajudado!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda estou toda perdida no assunto Cris. A arquiteta fez um projeto de iluminação legal pra meu apê, mas qdo vi o preço das lampadas de led por 65 reias no encarte da cassol ontem levei um susto, a lampada com o spot era 89 se não me engano. Vou levar teu blog pra minha lista, pois tenho muito o que aprender por aqui ja que andas bem mais adiantada que eu na construção. Bjo bjoo

    ResponderExcluir
  13. Oi, no site www.virtualkar.com.br na opção iluminação, eles vendem algumas opções de spot's de embutir, todos em LED de 3w, 5w e 7w.
    Comprei deles e o produto é exelente, a entrega foi no prazo estipulado.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  14. Respostas:

    1ª Dúvida: lampada PAR20 é bem maior que dicróica (MR16 com soquete Gu10ou GZ10). Você pode usar leds em qualquer spot, com tanto que o led seja compatível com o spot. Spot para PAR20, entao use Led PAR20

    2ª Dúvida: É diferente sim, como eu disse na resposta anterior um é pra dicróica (9,5x9,5cm) e o outro pra PAR20 (12x12cm)

    3ª Dúvida: Não existe padrão, o que temos no mercado é um adaptação dos leds ás lampadas já existentes e em uso no mercado. Então criou-se um tipo de led para substituir cada lâmpada.Temos uma infinidade de lâmpadas e soquetes.

    OBSERVAÇÕES:
    -Potência da lâmpada em Watts (3W, 5W, 7W não está relcionado ao quanto que ela ilumina mas sim ao quanto ela gasta. Para saber o quanto ilumina olhe o item Fluxo luminoso (medido em lumens ou lm), se na embalagem não tiver essa especificação nem dá para confiar no fornecedor, então não compre.
    -LED ilumina sim (ao contrário do que diz um comentário logo acima), e super bem, é só saber ler as especificações e comprar certinho com um bom fornecedor.
    -A única coisa que os leds ainda perdem é na reprodução de cor pras lampadas halógenas. O IRC deles é de 80 sendo que as halógenas são 100. Ou seja as cores são reais e mais vivas em halógenas.

    Mais informações em:
    http://iluminandoporai.blogspot.com.br/2015/07/leds-como-nao-levar-gato-por-lebre.html

    Infelizmente te respondo apenas um ano depois :( Na dúvida contrate um profissional!
    Arq. Ludmyla Leôncio (lighting designer)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*