quinta-feira, 8 de maio de 2014

Projeto de Iluminação do apê

Ontem acertei alguns últimos detalhes sobre a iluminação do apê, comprei tudo mês passado, como mostrei na Wishlist de Abril, mas quando alguns plafons chegaram achei que um dos modelos iria combinar mais com a sacada do que com o banheiro, é um plafom simples de embutir com duas lâmpadas, bem bonito, mas vai ficar melhor na sacada :)


Obs. Alguns itens ainda não chegaram, comprei no final do mês e o vendedor ainda tinha uns dias para despacho, assim que chegar conto para vocês.

Então depois de tudo ok, tudo em seus devidos lugares, venho mostrar para vocês como ficou o projeto de iluminação do apê. Não é nenhum projeto profissional até porque fui eu mesma quem fiz, vi alguns projetos prontos na net que me ajudaram bastante e o restante fui definindo conforme as necessidades. 

A parte elétrica do apê já está toda pronta,  mas os plafons serão instalados somente quando fizerem o gesso, pois precisa fazer os recortes.

Então espero que consigam entender o projeto, é um amontoado de bolinhas hahaha, mas ficou bem legal, exatamente oque eu queria! Ficou uma iluminação boa, bem confortável, não cansa, perfeita!

Para entenderem melhor vou colocar a planta humanizada e o projeto acho que assim fica melhor né?

pequeno, decorado, decor

Projeto de Iluminação do Apê!

Falei sobre os Spots e onde comprei neste post AQUI.
decor, decoração, apartamento pequeno

Acho importante mostrar o projeto, pois para quem assim como eu for se arriscar planejar sozinha já pode ter uma ideia dos tamanhos de plafons, tipos de Spots, que eu usei e deu certo. Localização de cada coisa, e por ai vai! Alguma ideia a gente sempre tira! É claro que cada caso é um caso, mas como para mim ver outros projetos ajudou bastante, pode dar certo para outras pessoas!

Super beijo, até a próxima!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

51 comentários :

  1. Respostas
    1. Eu acho que sim :) Estou gostando dos resultados!!

      Excluir
  2. Adorei, não vejo a hora de ver com o teto rebaixado com gesso *-* Beijinhos.

    www.luvlar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii Jé, nem me fale, eu também não!!
      Beijinhos :)

      Excluir
  3. Oi Cris, o projeto de iluminação ficou perfeito!
    No seu banheiro vc vai usar iluminação quente nos spots do espelho?
    Sempre tive essa dúvida, que tipo de iluminação usar no spot da bancada do banheiro!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!! Sim, falei com uma empresa que faz projetos de iluminação e entendem bem, eles me passaram que para o banheiro devido a umidade do chuveiro não pode usar lampadas LED porque oxidam e queimam rápido, a maioria das lampadas led diz que duram mais de 5000 horas, se colocar no banheiro não duram metade disso. Então eles me indicaram usar a dicróica, só deste local, não gostei nada do tipo da lampada esquenta muuuito mesmo e também gasta bastante, só as duas do banheiro vão gostar mais que todos os spots do apê, a lâmpada é de 50w cada, os dois 100w, mas ele disse que é o recomendado então vamos lá. Essa lâmpada também não vai ser utilizada direto mesmo, é só quando precisa. Para compensar o gasto pelo menos ela ilumina muito bem, tem a luz um pouco amarelada, mas é muito bonita.

      Só queee... depois olhando bem para o tipo da lâmpada, as super led não dariam certo mesmo porque são abertinhas em cima, mas a dicróica de led é igual a PAR 20, não tem por onde entrar umidade, então mais tarde vou fazer um teste, se queimar as dicróicas de led são bem baratinhas mesmo.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Ta indo Cris, que beleza o tamanho da tua varanda!!!!
    Não lembro tua profissão, mas devias estudar arquitetura!!
    agora vou ver tua postagem da torneira .bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! A minha varanda é bem grandinha, na verdade ela ficou integrada com a sala, porque não coloquei a porta para dividir, só fechei a sacada com vidro e ficou bem grande. Ambiente integrados é outra vida kkkk
      Eu trabalho com transporte, mas sempre, sempre, sempre amei tudo que envolve decoração e planejar, quando era novinha vivia desenhando casas no paint kkkk, desenhava por dentro e por fora kkkk
      A torneira ainda não postei, não consegui tirar fotos dos detalhes ainda, o post já está escrito faltam as fotos. Amanhã sai!
      Beijos

      Excluir
  5. Cris, o 'proejto' da minha casinha tbém fiz, mas para comprar achei melhor ir numa loja que trabalha só com iluminação, explicando o que eu queria para cada ambiente, a vendedora soube me mostrar exatamente o que eu precisava! Tbém comprei tudo... agora é só esperar chegar a vez de usar.. kkk
    Bjos.. ha.. e adoro seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é muito bom ver os nossos projetos saindo do papel né!! Os meus Spots comprei no Mercado Livre, linkei o post sobre eles nesta postagem, e o vendedor também foi muito atencioso, na verdade é uma loja que também vende no ML, então souberam tirar todas as minhas dúvidas, pesquisei bastante os tipos de lampadas, e conversei com um profissional aqui da minha cidade, para me dar uma explicação.
      Então depois fiz a compra e deu tudo certo, ficou exatamente o que eu queria!
      Ahhh que bom que gosta do blog!!! Beijos

      Excluir
  6. Flor espero que tudo fique como você sonha!
    Casa com uma boa iluminação é outra coisa *-*

    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    Instagram: @lesantos17 (tem sorteio rolando)
    By: Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Le!! Iluminação faz toda diferença mesmo!
      Vou visitar sim!
      Beijos

      Excluir
  7. Cris, notei que você desistiu dos spots de led no corredor,mas o plafom também fica legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk vc lembrou que eu falei!!! Eu queria muito mas pensei e pensei e decidi pelo plafom, ele vai iluminar melhor, na verdade até semana passada ainda estava meio indecisa, gosto das duas opções mas dai pensei, já tem tantas bolinhas nesse apê, vou usar outra coisa! kkk
      E acho que vai ficar bom assim tbm!!

      Excluir
  8. Adorei! Acho tão complicado escolher essas lâmpadas, nunca sei qual é melhor para que!!! Então deixei essa tarefa para meu marido, ele só me pergunta da parte estética, a parte técnica fica para ele rsrsrsr!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mabile!! É meio complicadinho, até fiz um post sobre os spots, linkei nesta postagem, expliquei algumas coisas que aprendi e que me ajudaram bastante. Como eu mesma estou planejando tudo então tive que me virar nos 30 kkkk, pesquisei bastante, conversei com um profissional, só para tirar umas dúvidas, e o pessoal do Mercado Livre onde comprei os spots também foram muito atenciosos, fiz muitas perguntas kkkk!
      Mas por fim deu tudo certo!
      Beijos

      Excluir
  9. Cris adorei, vai ficar lindão, estou salvando o post para poder fazer o meu rsrs.

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! Que bom que gostou!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Cris...

    Muito legal vc mesma ter feito o projeto de iluminação. E vai ficar muito bom. Estou curiosa para ver o resultado.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio!! Eu amei fazer, fiquei com um pouco de medo de não ficar bom, não iluminar o suficiente, mas deu tudo certo!! Os spots já estão instalados e só eles já estão iluminando muito bem, e ainda falta instalar os plafons então acho que ficou no ponto!!
      Também não vejo a hora de sair o gesso e ver tudo pronto :)
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Cris,

    Que lindo é seu projeto de iluminação,eu amei. O meu eu ainda não fiz e pra ser sincera,estou perdida nesse quesito iluminação,pois não sei nada,rsrsrsrrs,vc sabe me dizer se o eletricista que a gente contrata pra fazer a instalação,eles fazem esse projeto de iluminação?? estou com essa dúvida.

    Beijinhos!
    A Casa da Elly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elly! Vai depender do eletricista, alguns só instalam, acho que a maioria só instala, o melhor é você se você não quiser arriscar fazer, procurar por uma loja especialista em iluminação, na maioria das vezes eles tem um profissional que faz os projetos, aqui na minha cidade era assim, eu podia fazer o projeto com eles e se eu comprasse os itens na loja deles o projeto era gratis, caso contrário era cobrado. Mas o problema é que na loja era tudo muito caro, e por fim acabei pesquisando e fui fazendo, fiquei uma noite lá no apê olhando tudo, planejando onde eu queria que iluminasse mais ou menos, procurei inspirações na net, e fiz o projeto, depois as dúvidas sobre tipos de lâmpadas falei com um profissional para tirar umas dúvidas, e outras o próprio vendedor do ML me ajudou, no fim deu tudo certo.
      Mas para mandar fazer um projeto vc vai ter que ter uma ideia do que vc quer, até fazer um rascunho, depois vai até o profissional e ele te ajuda finalizar, e escolher tipos de lâmpadas.
      Beijinhos

      Excluir
  12. Eu amei, Cris! Tá de profissa!! Hahaha
    Tb faço sozinha os projetos aqui e casa e até agora ñ me arrependi!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!! Não tão tããão proffissa mas pelo menos funcionou kkkk
      Até agora tbm tudo eu, só a cozinha foi o namorado, que ficou linda, essa eu estava bem sem ideia e ele fez pra mim, ficou muito boa, mas o restante eu fico quebrando a cabeça!
      Até agora também não me arrependi, ainda bem né kkk
      Bjos

      Excluir
  13. Oi,adoro seu blog.Estou construindo minha tão sonhada casa e tenho uma dúvida,qual a distancia entre um spot e outro vc deixou? Obrigada desde já,beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayra!!! Os Spots não tem uma distância padrão, tudo depende do tamanho da sua parede ou do local em que você vai por, no meu apê por exemplo, os 3 spots branco frio da cozinha ficam numa distância de aproximadamente 0,35 cm um do outro, isso porque quero eles iluminando bem a parte da pia, já na sala coloquei 4 em uma parede de mais ou menos 5 metros então vou dividir igualmente, tudo depende de gosto, quantos você vai querer usar e tal. Não tem padrão!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Cris, estou tirando muitas dúvidas pelos seus posts de iluminação estou bem nessa fase, o eletricista foi essa semana e já deixei os pontos de luz. Mostrei pro meu namo o efeito do spot com super led 3w, acho que vamos colocar dessa também.
    Só estou na dúvida quanto ao quente e frio ainda.
    E também pensei em por 2 spots de 5 ou 7w super led no balcão do banheiro pra iluminar melhor, será que fica bom?
    Sua iluminação vai ficar maravilhosa, mostra tudo depois que tiver pronta, quero ver a diferença do quente e frio.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!! Ahhh que bom que te ajudou, nesta fase a gente fica bem em dúvida mesmo, são muitas opções.
      Olha o super LED branco de 3w ilumina muuito bem, é uma luz bem forte, para a cozinha os 3 ficaram muito bons.
      Falei com um profissional de iluminação e ele me passou que não se pode usar lâmpada LED no banheiro por conta da umidade do chuveiro, ele oxida a lâmpada que queima rápido. Oque você pode usar é a dicróica, essa é a indicada para ambiente úmidos. Comprei dois Spots de PAR 20, 50w cada um, ele gasta mais só que em compensação você não usa direto né, então não é um problema tão grande. A luz da PAR 20 é um pouco amarela, pouco, mas gostei dela no banheiro, fica bem bonito!
      Sobre o branco ou frio, se você for usar super LED branco na sala por exemplo vai ficar uma iluminação muito forte, não é muito confortável, ela é mais usada em ambiente tipo bancada de cozinha que precisa de uma iluminação boa. Esses Spots branco quente que comprei até achei que ficou muito claro, ficou mais para iluminação natural que quente, mas mesmo assim gostei. Então se você está na dúvida, esse de 3500 k é um meio termo!
      Quando ficar pronto mostro sim!
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Cris.
    A iluminação do seu apê vai ficar ótima. Dá o maior trabalhão fazer tudo sozinha, mas é muito gostoso também. O meu marido e eu também estamos fazendo todos os projeto lá de casa, desde o arquitetônico,ele é engenheiro civil, mas não trabalha com residências, então também não está atualizado neste universo, aí eu fico pesquisando, procurando idéias, depois sentamos juntos e ele desenha, até agora está dando certo, rs.
    Próximo passo, projeto dos banheiros, projeto luminotécnico e de gesso.
    Bjo grande!! E você deveria pensar a respeito de uma faculdade de arquitetura, iria de dar muito bem, rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!! É beeeem trabalhoso mesmo, mas com certeza o gostinho depois é diferente :)
      Nossa se seu marido é engenheiro facilita muito, porque tem sempre algumas informações técnicas que tiram sono!
      Tenho maior vontade de fazer arquitetura mas na minha região não tem muita área para trabalho, então fico só na vontade, mas quero fazer um curso técnico ou um profissionalizante mesmo sobre alguma área relacionada com decoração, para entender mais, e trazer coisas novas aqui para o blog!
      Beijo grande

      Excluir
  16. Nossa, ficou muito bom, hein!! Na minha casa acho que só vamos colocar spots na sala, não dá pra rebaixar todos os ambientes...rs ($$$). Mas o seu ap vai ficar lindo mesmo,rs

    https://www.facebook.com/Construindo.oMeuLar
    http://andersonelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!! É caro mesmo, mas só na sala já fica bem legal, e também é um comodo da casa que é bom uma iluminação mais incrementada. Como o meu apê não é lage, ele é o ultimo andar e é telhado então de qualquer forma já teria que pagar o gesso para o apê todo, dessa forma já uni o útil ao agradável e fiz alguma coisinha diferente em cada comodo!
      Bjos

      Excluir
  17. Cris, uma dúvida...nessas suas pesquisas, vc sabe dizer que tipo de iluminação (se plafon ou um tipo específico de pendente) podemos utilizar em beiral de laje? terei alguns beirais na minha casa iluminado e não faço idéia que tipo de iluminação usar...tudo que vejo são pendentes bem breguinhas...será que plafon mesmo? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rody!! Nossa que complicado, não teno beiral e por isso nunca parei para pesquisar a fundo, mas sei que tem uns pendentes para área externa que ficam bem bonitos, da uma olhada!
      Plafons também acho legal!
      Beijos

      Excluir
  18. Que lindo!
    adoro o seu blog e suas dicas :)
    cacaaumakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Cris,
    Você fez sozinha todo esse projeto de iluminação?
    Estou para me mudar para um apto novo e tô pensando em rebaixar o teto como você está fazendo, e colocar uma iluminação mais ou menos parecida com a sua, mas não entendo muito sobre quais lâmpadas colocar e onde colocar.
    Abs Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!! Sim eu fiz todo o projeto sozinha! Para decidir os tipo de lampadas e lugares onde colocar foi meio complicado, fui no apê e passei uma tarde toda lá, desenhei a planta do apê em um papel e fui pensando em cada ambiente, também tirei algumas ideias da net, fui pensando em cada necessidade, por exemplo na cozinha, sabia que queria spots sobre a bancada, queria nos filetes para dar um efeito legal. Também queria uma iluminação onde vai o painel da sala, e assim por diante... no quarto queria uma iluminação fraquinha, para ficar uma meia luz, então coloquei dois mais fracos, dicróica led!
      Sobre os tipos de lampadas, se vc for usar Spots opte por leds porque economizam muito, fiz um post indicando o vendedor que eu comprei e deu super certo.
      Também fiz um post explicando sobre intensidade da lampada, como escolher e tals, da uma olhada ai pelo blog que vc encontra, acho que vai te ajudar!!
      Mas a principal dica é vc tentar imaginar o dia a dia, se vc quer destacar algum ponto, ou se vc precisa de mais iluminação em algum lugar em especifico, etc!!
      Beijos

      Excluir
  20. Cris, parabéns pelo post, sou sua fã!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigada Silvana!! Estou adorando seu blog tbm!
      Bjos linda

      Excluir
  21. Bom dia Cris, me ajude com uma dúvida, na minha sala vou colocar 8 Spots cromados no gesso quero uma iluminação quente amarelada e aconchegante rs. Fica melhor a Dicroica de Led 1w 2700k ou Spots super Led 3 W bco morno 3500k? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wilker! Se vc quer uma iluminação mais quente com certeza 2700k, mas é uma lampada que ilumina menos, então tem que ter consciência que talves para iluminar melhor vc terá que manter uma iluminação central ligada, porque só ela vai ficar uma meia luz, oque não é ruim tbm, porque vc pode usar a meia luz para ver TV, ou para ficar bem aconchegante como você quer. Já a 3500k ela não é tão clara, mas está mais para iluminação natural! Para ficar no meio termo vc pode tentar encontrar uma lampada com um tom mais claro mas que ainda esteja na iluminação mais quente!
      Não sei se consegui explicar bem, mas enfim, a 2700k é uma lampada para essa finalidade, aconchego, e não ilumina tanto, fica mais escurinho!
      Abraço

      Excluir
    2. Oi Cris, muito obrigado pela explanação, ajudou bastante, vou de 2700K mesmo ;)

      Excluir
  22. Cris, tudo bem? Uma pergunta: você sabe me dizer se o plafon tem que seguir o material do spot? Estou comprando o spot de metal escovado mas só encontrei plafon de embutir na cor branca,,, será que isso dá certo, rs,,, beijos e obrigada.

    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo e vc?
      Amiga, na decoração não tem regra, mas é bom manter um bom senso, por exemplo cromado com branco, ou cristais da para usar tranquilo, na verdade não tem nada que diga que vc não pode, mas as vezes por exemplo, spots cromados, plafom preto ou coisa assim pode ficar um pouco carregado! Mas tudo depende do tamanho do espaço que vc tem!
      No meu apê por exemplo, os spots são cromados, e os plafons são brancos.
      Como o forro é branco preferi os plafons brancos também para não marcar tanto!
      Beijooos

      Excluir
  23. Oi Cris, gostei muito do seu projeto,tambem estou reformando e estou pesquisando muito sobre iluminacao. Voce que fez sua planta humanizada? usou qual programa ou site?
    Abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio! Nas fotos desse post ainda não da pra ver o resultado real que ficou, quero fazer um atualizado, ficou muito legal!
      Eu fiz minha planta humanizada em um site chamado floorplanner, demorei um pouquinho para acertar mas no fim deu certo, ele tem a opção de ver em 3D também!
      Segue o link: http://br.floorplanner.com/
      Abração

      Excluir
  24. Meus parabéns pelo blog, por seu bom gosto e sua dedicação. Sou Lighting Designer e comecei a trabalhar com iluminação por acidente. Você pode utilizar um software chamado Dialux (gratuito), e com ele fazer simulações bem realistas dos ambientes.

    ResponderExcluir
  25. oi cris vc sabe me dizer qual é a diferença da Lâmpada Dicroica Super Led Gu10 5w da lampada super LED 3w simples igual aquelas ki vc comprou, são para mim por no banheiro sob o espelho e na sala em cima da tv.
    por favor me ajude estou perdida rsrs

    ResponderExcluir
  26. se vc ñ tivesse colocado o pendente no quarto de casal,o spot vc teria colocado o branco morno?
    pq com os pendentes ta a dicroica de led
    agg a resposta

    ResponderExcluir
  27. Comecei a mexer na minha casa esse ano, ja estou ficando louca com a iluminação, bom adorei o seu post, vou olhar sempre que der aqui!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*