segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cronograma para limpeza semanal

Esse é um método de 1 hora por dia em cada cômodo. É uma abordagem mais adequada para pessoas ocupadas, que é o caso da maioria que trabalham fora, estuda e quase não sobra tempo para organizar a casa.

1ª Opção


Segunda-feira: COZINHA


* Desinfete a pia e o ralo
* Limpe o forno ou refrigerador (alternando a cada semana)
* Desinfete a mesa e outras superfícies
* Limpe o forno de microondas
* Varra e lave o piso


Terça-feira: BANHEIRO


* Limpe o vaso sanitário
* Desinfete a cuba e o gabinete da pia
* Limpe a banheira e o boxe (inclusive as portas)
* Limpe os espelhos
* Varra e lave o piso
* Troque todas as toalhas


Quarta-feira: SALA DE ESTAR E JANTAR


* Varra e lave o piso
* Remova as eventuais teias de aranha
* Tire o pó dos móveis
* Organize ou descarte papeis esparsos
* Guarde tudo que estiver fora de lugar
* Aspire os tapetes


Quinta-feira: QUARTOS


* Troque os lençóis
* Guarde a roupa lavada e passada
* Poe a roupa suja na máquina
* Limpe o assoalho
* Tire o pó dos móveis


Sexta-feira: ESCRITÓRIO E CORREDOR


* Organize o home-office 
* Tire o pó dos móveis
* Guarde tudo que estiver fora do lugar
* Varra e lave o piso


Sábado: LAVANDERIA


* Poe oque tiver de roupa para lavar
* Desinfeta superfícies
* Organize produtos de limpeza que estiverem fora de lugar
* Varra e lave o piso


Domingo: DESCANSE

* Você merece :)


Algumas tarefas como esvaziar as lixeiras, arrumar a cama, lavar a louça, também é uma tarefa diária. Uma dica é nunca ir dormir com a pia cheia de louças para lavar, se lavar a cada refeição é muito mais fácil manter tudo limpo. 

2ª Opção

Segunda-feira: Limpar todos os espelhos, superfícies de vidro e janelas

Terça-feira: Limpar o banheiro: pia, gabinete, banheira, boxe e vaso sanitário

Quarta-feira: Limpar a cozinha: Aparadores e armários, pia, microondas, refrigerador e forno

Quinta-feira: Lavar a roupa suja, trocar os lençóis e as tolhas.

Sexta-feira: Tirar o pó e organizar

Sábado: Aspirar o pó de tapetes e assoalhos, varrer e lavar os pisos. 

Domingo: Descanso

Post baseado no livro "Casa Limpa e Arrumada", com algumas modificações.


Gostei mais do segundo cronograma de limpeza, e vocês? 
Qual a rotina de limpeza na sua casa?

Super beijo
Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 comentários :

  1. Acho que vou fazer um roteiro desse pra mim assim nao canso tanto kkkk

    Vim aqui te convidar para conhecer o Fabi Lima Blog!
    http://fabilimablog.blogspot.com.br/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Dividindo a carga parece menor :)

      Vou lá conhecer sim!!

      Beijos

      Excluir
  2. Cris...
    Adorei!!
    Ainda não estou no meu apê, mas quero me organizar durante a semana para poder ficar livre no sabado e domingo =)... É muito bom cuidar do lar, principalmente com organização...hehe...

    Beijinhos!!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!!
      É o meu caso também, ainda não estou no apê mas já estou montando um plano kkkk
      Beijinhos

      Excluir
  3. Gostei da idéia..lá na casa nova vou ter que fazer um cronograma nesse estilo, ou vou ficar louca! Bjinhos
    http://construcaofordummies.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rody!! kkkk é bom montar um cronograma, assim a carga parece menor!!!
      Bjinhos

      Excluir
  4. Realmente estava precisando de um cronograma, ainda não consegui me ajeitar com trabalho e arrumação da casa.
    Adorei o post.
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  5. Amiga dica maravilhosa amei tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Espero ter ajudado!!
      Beijos

      Excluir
  6. Cris amei o post...vou guardar tudinho aqui, vou precisar me organizar bem para dar conta de tudo...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou Eliana!! Bjão

      Excluir
  7. Oi Cris, adorei as dicas, esse livro é ótimo, minha irmã tem um desses e já dei uma olhadinha, acho que vou comprar um também, rsrs
    Bjão e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, o livro é maravilhoso mesmo!! Tem muita dica legal!!
      Bjão

      Excluir
  8. oiiii


    salvei o post pra olhar sempre quando eu mudar
    adoro ter uma rotina assim que facilita tudo!!!!

    ameiii

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris
    Ainda não tenho minha casa(apê) então sigo as regras da mamãe! kkkkk
    São dicas pra quem mora sozinho mesmo, ou quase não fica em casa. Imagina tentar seguir essas regrinhas numa casa com crianças???? Acho mei impossível!rsrs Não custa tentar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce! Da para fazer as mudancinhas, é um exemplo de como pode se organizar.
      Mas esse cronograma acho que da mais certo para casal, ou quem mora sozinha mesmo!!!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Cris!
    Muito legal!!!
    Mas eu não consigo me envolver a semana inteira com a casa, rsrs
    Então prefiro faxinar no final da tarde até a noite a casa inteira!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!! Nossa, que disposição, sua casa é enorme e consegue dar conta sozinha no fim de tarde kkkk
      Beijão!

      Excluir
  11. Oi Cris!
    Adorei as dicas, mas haja disciplina né?!
    Aqui temos dois gatinhos que bagunçam a casa mais que criança..
    Acho que prefiro separar um dia (já que não trabalho fora) e fazer a faxina geral e depois ir mantendo.
    Mas as dicas são super válidas pra quem trabalha fora e quer dar conta da casa.
    Nada como uma casa arrumadinha e perfumada ;)

    http://sobradoquatro.blogspot.com.br/

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grasi! É tem que manter regrada!
      Aqui na casa dos meus pais também temos gatos e cachorro, e nós fazemos um pouco por dia, e um dia da semana uma faxina geral, e da certo kkkk
      Beijos

      Excluir
  12. adorei isso.... to precisando me organizar assim pra dividir as tarefas

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!! Que bom que gostou!!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Cris,

    Que legal essas dicas,eu limpo minha casa uma vez por semana,toda quinta ou sexta,limpo tudo,começo a fim,enquanto não termino,eu não paro,fico ligadona,rsrsrsrs.

    Beijinhos!
    A Casa da Elly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elly!!
      Aqui na casa dos meus pais, nós limpamos uma vez por semana uma faxina geral e durante a semana vamos mantendo, e fica mais fácil!!
      Beijão

      Excluir
  14. Obrigada pela visitinha no meu blog adorei o carinho! Espero o próximo post daqui ein!

    http://fabilimablog.blogspot.com.br/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita também Fabi!!
      Beijos

      Excluir
  15. Oi, Cris!

    Eu sigo esse primeiro cronograma mais ou menos. Gosto de tentar limpar ao menos um cômodo de casa por dia. Como a casa é pequenina fica mais fácil, né? :)

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inara!!
      Eu quero tentar seguir esse cronograma no apê, tomara que de certo kkk
      Beijos, obrigada pela visita

      Excluir
  16. Adoro casa limpa. Estou sempre de olho nisso.
    Qualquer um dos roteiros será bom de seguir.
    Valeu as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais do segundo roteiro, é oque pretendo seguir, tomara que de certo kkkk
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*