quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dicas para otimizar o seu espaço no quarto

Por: Mell Schmidt
Já morei em apartamento pequeno, dividido com irmã, quando era solteira.  Depois de casada fui para uma casa pequena, apenas um quarto. No começo, tudo cabe, recém casados não precisam de muitas coisas. Mas, com o tempo...ai, ai. A vida de casado se estabiliza e não sei como, precisamos de mais espaço em todos os cômodos, para tudo que vamos adquirindo.

No quarto não é diferente. Rápido, armários e gavetas ficam cheios e começamos a pensar em alternativas e reformas. A casa vai exigindo mais: forros de cama, cobertas, travesseiros extras; piramos e queremos uma TV; um espaço para a maquiagem; mais gavetas para bijus; um espelho e um guarda-roupas maior; mais luz, etc....

Nas revistas, inspirações e ideias de encher os olhos que dá aquela vontade enlouquecida de trocar tudo, da toalha de banho até a cabeceira da cama, iluminação embutida, lençóis de seda.... quem sabe até closet luxuoso para chamar de seu!!!!!!

Mas, voltando a Terra.... Estou passando por este momento de aperto e por isso a minha pesquisa enlouquecida por dicas e inspirações. Deixando de lado as ilusões e ideias insanas diante de tanta coisa linda sobre decoração, separei as conclusões mais seguras e certeiras que realmente valem a pena levar em consideração.
1- Antes da mudança, ou da reforma, desapegue!!!! Sim, retire da sua vida tudo aquilo que não te pertence mais: roupas (apertadas ou que não usa a mais de 1 ano), calçados, roupas de cama e banho sem utilidade, objetos, etc. Seus armários e espaços novos merecem receber apenas o que realmente tem serventia.

2- Se for reformar, dê uma mãozinha de tinta, por favor. Não é sempre que mudamos radicalmente, então aproveite e retoque. Use cores neutras, elas dão a sensação de que o quarto aumentou. Papel de parede deixa charmoso, tem um custo, mas uma parede basta. Dê preferência para a parede de cabeceira da cama. Deixe as cores vivas para a decoração.

3-Pense em tudo que você precisa guardar no quarto, incluindo forros de cama e banho, calçados, malas de viagem, etc. Então, planeje quantos armários vai precisar, senão todo o esforço será em vão. Faça listas, elas ajudam a não esquecer de nada.


4- Espaço extra: se a cama for alta é possível guardar calçados em baixo. Para isso use caixas organizadoras, assim fica fácil retirar para limpar. Mas, se for comprar uma nova, que tal investir numa cama útil com nichos, gavetas e módulos móveis que podem ser mais gavetas ou mesinhas de cabeceira?? Foto da Euromóvel e Meu móvel de Maderia.

5- Use peças multifuncionais, por exemplo: tem um baú? Reforme para que além de guardar coisas dentro, ele posa servir de banqueta para sentar, se maquiar.  

6- Quanto menos usar o chão, melhor. Aproveite o espaço vertical para instalar estantes, prateleiras e nichos. Os nichos estão super na moda e são usados para tudo, até como pequenas adegas na cozinha. É incrível como eles são versáteis. Achamos fácil nas lojas, incluindo as online, e são baratos. Fotos e nichos nas Lojas KD e Walmart. Aposte nos nichos para guardar objetos, livros, perfumes.

7- Use lustre, luminárias pendurada ou fixadas na parede. Abajur depende de lugar para apoiar. Pendentes e lustres da Etna e do importado Light in Thebox.

8- Essa é óbvia: fixe a TV na parede. Investimento melhor, não há. Use um nicho ou prateleira inteligente para apoiar os aparelhos necessários do eletrônico.


9- Se você quer um espaço para um home office no quarto, é possível com móveis modulares, ou aproveite o criado mudo embutido da cama que sai direto como bancada do escritório. Fotos do site Lojas KD.

10- Se for cama box compre uma cabeceira em painel de parede. Elas são fixadas na parede e não roubam espaço. As lojas varejistas e populares estão investindo em móveis com design bonito, vendendo cabeceiras lindas e prontas para instalar. Cabeceira show e parcelada. É uma boa!!


11- Espelhos. Se puder, mande instalar nas portas do guarda-roupas, ou coloque acima da cabeceira ou ao lado da cama. Além de aumentar o espaço, resolvem o problema de quem não tem um espelho grande para se ver.

E, por último, a dúvida entre comprar móveis prontos ou mandar fazer tudo planejado. Ae, a conversa fica longa: primeiro porque tem uma série itens que devemos levar em considerações, segundo porque a diferença de preço entre eles é muito significativa.


Qual a diferença entre móveis modulados e planejados?


Os planejados são os móveis feitos sob medida por uma empresa ou um profissional especializado, e o sonho de consumo de 9 entre 10 pessoas. Entre as vantagens estão: escolher a qualidade do material usado, usar 100% do espaço sob medida, escolher os acabamos como puxadores e cores. Pontos negativos: preço elevado por ser personalizado, tempo de fabricação maior, paciência com atrasos e problemas com fornecedores no meio do caminho, ter um reserva extra para possível mudanças de ideia, ou troca de material. Foto do planejado para quarto de casal da Regatto.

Já os modulados são pré-fabricados pelas empresas moveleiras. Suas vantagens são: bem mais barato, são vendidos em partes e podemos comprar de acordo com a nossa necessidade, só tem o tempo de entrega da loja para esperar, é de fácil instalação. Outra coisa boa é que os modulares deixaram de ser cafonas há muito tempo. Eles foram modernizados, possuem design, são coloridos, usam material resistente, vem com acabamentos modernos, e são funcionais, atendendo as necessidades do morador.
Pontos negativos:  não aproveita cada cantinho do espaço por não ser sob medida, e não são de madeiras nobres. Eu sou fã dos modulados porque posso comprar tudo pela net. A minha última aquisição foram quatro nichos para a minha sala de estar. Gastei metade do valor de um planejado, estava em oferta de 40% OFF e eu mesma instalei. Foto do modulado para quarto de casal da Lojas Kd.

Dica: Antes de comprar os modulados desenhe o quarto num papel com todas as medidas, onde vai ficar cada armário e leve em consideração tomadas e janela. Todos os modulados possuem medidas e especificações nos sites de venda.
A conclusão é, não dê um tiro no pé jogando dinheiro fora. Antes de sair comprando qualquer coisa, pense sobre o que você realmente precisa guardar e não se arrependa depois com móveis inúteis. Organização é o segredo para garantir mais espaço.

Post feito por:

www.mellschmidt.com.br - É comunicadora, produtora de TV, editora de notícias online, redatora, assessora de imprensa, marqueteira. Escreve sobre variedades, tecnologias, o mundo da internet e tudo que ela oferece para facilitar a vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários :

  1. Respostas
    1. Oiii Mi!! Ainda não amiga!! Esse post é da Mell, ela é redatora e escreve para o blog as vezes! Ela tem várias dicas legais!

      Excluir
  2. Cris, adorei tudo que ela escreveu aí. Uma coisa é certa, na hora da mudança, o velho tem que ficar para trás pra entrada no novo, o que é bem mais gostoso. Apesar de ser caro, eu vou preferir os móveis planejados, justamente pq os apês hoje em dia são tão pequenos que qualquer espaço é válido.

    Grande abraço
    meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris! Nossa, adorei o post. Dicas super úteis. Móveis planejados são um sonho de consumo mesmo, mas nem sempre cabem no orçamento. E se a gnt procurar direitinho, sempre tem um móvel modulado q parece q foi feito pra gente! É so procurar q acha :)
    Curti demais os sapatos embaixo da cama!
    Beijos,
    Aline
    morandocomele.com

    ResponderExcluir
  4. Cris amei o post, a cama com as gavetas foram minhas preferidas, eu fiz no apê móveis planejados em quase tudo, fiz com um marceneiro que acabou de montar a marcenaria e meu projeto foi o primeiro dele, ele já tinha experiência como funcionário de uma marcenaria, creio que paguei metade do preço do mercado, o meu roupeiro por exemplo tinha feito cotação em uma loja de planejados e havia ficado R$ 12.500,00 eu paguei R$ 8.000,00 se não fosse isso eu ia partir para o modulado também pois não teria condições financeiras. Beijos e bom final de semana pra você.

    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meu problema é a cozinha. Quero tudo lindo que vejo. Se tivesse espaço teria despensa com milhares de prateleiras.
    Hehehe... No quarto só preciso me virar com o espaço do guarda-roupa.

    Beijos
    Danielle
    www.betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, gostei muito das dicas, espaço não vai ser problema pra mim pois minha casa é grande, mas agora to sem dindin pra comprar as móveis...eheheheh.
    Tenho um guarda roupa usado da minha irmã de 6 portas mas já vi que não vai caber tudo lá, então gostei muito dessa idéia de gavetas embaixo da cama (porque essa vou ter q comprar de qualquer jeito).
    Queria te pedir dos rodapés em EVA, pedi umas amostras, acho que chegam semana que vem. Já instalaram no seu ap? Mostra como ficou, conta se parece ser fácil limpar.
    Abração

    acasadaclaudia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, post muito bom, adorei esta cama com nichos!!
    http://www.curtindonossonovocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*