terça-feira, 23 de setembro de 2014

Posso aplicar pastilhas de vidro sobre a cerâmica já instalada?


Para quem comprou um imóvel pronto, com aquela cerâmica sem graça nas paredes, ou então depois da reforma, com tudo pronto, vê que falta alguma coisa para dar um "tchã" na decoração, e então decide fazer uns detalhes em pastilhas, mas e o azulejo?!
Posso ou não posso aplicar pastilhas de vidro sobre a cerâmica?
E SIM, você pode aplicar sobre as cerâmicas, desde que siga alguns passos.

Esse é um dos emails que mais tenho recebido ultimamente, toda semana tem alguém nesse dilema, se pode ou não pode hehe,  e para tirar a dúvida geral, vamos ao passo a passo!

Escolha o local que você quer aplicar as pastilhas de vidro, se você for fazer uma faixa, por exemplo, messa quantos quadradinhos terá de largura e marque com uma caneta ou lápis, o local onde irão as pastilhas, para não estragar o restante da cerâmica.

Como a superfície da cerâmica é lisa, se você aplicar as pastilhas sobre ela, não vai dar aderência e em pouco tempo as pastilhas vão soltar e cair. Então para que isso não aconteça, você precisa fazer pequenos cortes em toda a área onde será aplicado as pastilhas. Aconselho que faça isso com o auxilio de uma serra mármore (makita), para não cortar fora do local desejado, faça vários pequenos cortes (bem próximos uns dos outros) para segurar a massa.
.

Após os recortes feitos, passe uma camada fina da mistura de dois produtos,  cimento e adesivo para argamassa, você encontra das marcas Bianco, Viafix, entre outras.


Aguarde a massa secar.
Aplique as pastilhas com a argamassa própria para pastilhas de vidro. A aplicação é padrão.


Limpe o excesso de massa das laterais e da superfície das pastilhas com o auxilio de uma esponja, a maioria das massas de assentar pastilhas já rejuntam ao mesmo tempo, mas as vezes é necessário passar um pouco mais de massa depois de assentadas para o rejunte ficar parelho.


As imagens foram retiradas do vídeo abaixo, mas como o vídeo está sem áudio, acho que ficou melhor explicando assim.

Assistam o vídeo com todos os detalhes do passo a passo!


Essa é uma boa dica, para quem está sem grana para por pastilhas enquanto está construindo. Então agora sabe que pode aplicar as pastilhas depois de tudo pronto!

Um beijo!

Até a próxima!

Sigam o blog nas redes sociais:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

41 comentários :

  1. Adorei o post, estou com umas pastilhas de vidro guardadas e ainda não apliquei. Bjs
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Iris! Que bom que gostou!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Cris,adorei o post, adorei a idéia que vc trouxe. Eu ão sabia disso, vou até comentar com a minha mãe, pra ver se mudamos alguma coisa em casa.

    Beijinhos
    meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Joyce! Bem legal mesmo, mas as meninas passaram a dica de colar com cola silicone, acho até mais prático.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi Cris!
    Super dica.. bem melhor do que ter que arrancar toda cerâmica né..

    Quero te fazer uma pergunta... vc pintou os rodapés antes de colocar ou depois de já instalados?

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana!!
      Bem melhor mesmo!

      Olha ainda não instalei os meus, e estava pensando justamente nisso! Eu vou pintar depois, porque eu acho que a cola pode estragar a pintura, onde ficar algum vestígio. E também pra fazer os cortes, pode estragar, então eu pintarei depois!

      Beijos amiga

      Excluir
  4. Olá Cris, vi sua matéria acima e pensei em algo mais prático, aqui em casa eu apliquei e gostei. Eu não faria algo assim porque teria que ser definitivo, e quem ama decoração vive mudando o ambiente, mas nosso bolso sofre com isso, e como o meu não é cheio de dindim já viu né, quebra quebra não dá. Essa é minha opinião. Bom aqui eu comprei umas placas dessa de vidro, mas não queria quebrar nada, nem que fosse algo definitivo, usei aquelas fitas adesivas dupla face da 3M, só não pode lavar para não danificar a fita, mas limpar com pano úmido deu certo, e pode rejuntar também. E depois, se quiser, tirar ou trocar...E claro que faria isso em pequenas áreas e quem não sofresse com a umidade. O que vc achou? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jane! Nunca tinha pensando nessa possibilidade! Mas com a fita ela não fica muito ressaltada?
      Parece uma boa ideia!
      Bjo

      Excluir
  5. Cris, eu colo com silicone e depois rejunto com Rejunte próprio. Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dani! Ótima dica, não sabia que poderia por assim! Quero fazer no banheiro uns detalhes com as pastilhas do nicho que sobrou, acho que vou testar sua dica!
      Beijos

      Excluir
  6. No momento, eu não teria pastilhas de vidro, sou mais fã dos azulejos. Mas esse post ficou muito bom, é de utilidade pública, já que muita gente ama pastilhas, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Ju! Verdade, pra quem compra um apê sem pastilhas e gosta tem a opção de colocar depois!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Cris, muito legal a sua dica... Tempos atrás vi um blog onde eles colocaram a pastilha com silicone, foram passando silicone em cada pecinha de pastilha e colando.
    beijooooo

    http://casinhadoslopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jéssica! É uma boa ideia também, e acho que da certo, porque se for ver as marmorarias sempre colocam as pedras com cola silicone e fixa muito bem!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi!!!Sou nova por aqui e adorei o seu cantino!Amo o efeito das pastilhas!!Dão um tcharam a uma parede sem graça!!

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Catharina, seja bem vinda!
      Eu adoro pastilhas, queria ter colocado na minha cozinha, mas como ainda não sabia cor da pedra e armários deixei tudo branquinho, mas acho que um dia vou incrementar ela rsrsrs
      Beijinhos

      Excluir
  9. Oi Cris,achei bem legal,parece tão fácil que tá até vontade de fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem simples mesmo, parece que até a gente consegue rsrsrs
      Bjos

      Excluir
  10. Opaaaa! Bom saber disso. Obrigada pelas dicas.
    Um beijo!

    http://novidadesdoape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii Cris, de vez em quando fico curiando seu blog, muito bom renovar com as pastilhas né, e eu coloquei na minha cozinha só que com cola para azulejo, deu super certo, cola que é uma beleza e o melhor a gente mesmo pode fazer!! Depois passa lá no meu blog pra ver. Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mag! Já ouvi falar dessa cola mas não conhecia ninguém que usou pra contar como fica, vou correndo lá ver!
      Beijos

      Excluir
  12. Mudar é bom, mas só de ver o trabalho dá uma preguiça. Hehehe...
    Uma ótima quarta.
    Beijos
    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dani!
      É verdade kkkk
      Mas imagina ter que quebrar toda a cerâmica, é bem pior, esse da trabalho, mas é menos.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Cris! Muito bacana a ideia, só o fato de não precisa fazer quebra-quebra...já estamos no lucro!...rsrs Abraços!! Diário do meu Ap152

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Adriano, é verdade! Tem gente que nem faz pra evitar o quebra-quebra... mas assim fica bem mais fácil!
      Abraço

      Excluir
  14. Amei o tutorial, eu farei assim aqui na minha cozinha e provavelmente nos banheiros tb! Nada de quebra quebra! Tenho uma makita e vai facilitar ainda mais! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sessa, eu tbm penso em colocar alguma coisa na minha cozinha, porque não fiz enquanto estávamos construindo por não saber a cor da pedra e armários, mas assim que ficar pronto é mais fácil ver oque combina!
      Mostra o resultado se fizer?
      Beijos

      Excluir
  15. Tem um produto chamado Afix que é muitas simples a instalação !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huumm, bom saber, vou dar uma olhada! Obrigada pela dica

      Excluir
  16. Oi Cris, adorei o poste, só ficou uma dúvida, fica com alto relevo entre o piso já instalado e a pastilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sim fica um relevo, mas as pastilhas tem um ótimo acabamento das laterais, não fica feio!

      Excluir
  17. Oi Cris, no meu caso o azulejo que foi colocado é uma cerâmica anti-derrapante... já que não é liso imagino que não seja necessário esse procedimento certo? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, é bom fazer mesmo assim para garantir, mesmo sendo anti derrapante, ele tem aquele acabamento da cerâmica que pode não segurar muito bem

      Excluir
  18. Gente, as pastilhas n ficam mais alta do que a cerâmica n? Esse é meu receio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mais alto sim, mas as pastilhas tem acabamento nas bordas. Você pode instalar onde fica um armário em cima e em baixo dessa forma não vai aparentar o relevo.

      Excluir
  19. Ola cris estou com uma duvida cruel em relação a minha cozinha quero muito por as pastilhas mas nao sei se devo coloca-las antes ou apos a instalacao dos moveis e no caso de cozinha pintada fica legal ou somente deve-se colocar em cozinha com ceramica? Me ajude !!!

    ResponderExcluir
  20. Ola cris estou com uma duvida cruel em relação a minha cozinha quero muito por as pastilhas mas nao sei se devo coloca-las antes ou apos a instalacao dos moveis e no caso de cozinha pintada fica legal ou somente deve-se colocar em cozinha com ceramica? Me ajude !!!

    ResponderExcluir
  21. Eu coloquei no meu apto e não precisou dessa trabalheira toda rsrsrs apenas um bom pedreiro, argamassa e as pastilhas... ficou ótimo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*