segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Organize sua obra - Meu caderno de organização

Desde que comecei a construção do meu apê a 3 anos, sempre anotei tudo, ideias, gastos, tarefas, orçamentos, etc... mas no começo eu fazia isso em cadernos aleatórios, folhas soltas, que por fim ficavam muito bagunçados e difíceis de encontrar quando necessário. Então criei meu caderno de organização para anotar tudo em ordem, em seus devidos lugares, e o melhor; cabe na bolsa, levo ele para todos os lugares. Dessa forma quando estou em uma loja ou fornecedor, fica fácil comparar preços com outros que já fiz e estão anotados, também ver minhas tarefas, etc!

 Então como eu disse, para ser mais prático comprei um caderno que cabe na bolsa e de capa dura para não amassar, separei o caderno em 10 abas deixando 10 folhas para cada. Separei as abas com post it coloridos, ficou uma gracinha ♥

Foi dividido em:

*Cozinha
*Sala
*Sacada
*Lavanderia
*Banheiro
*Quarto 1
*Quarto 2
*Geral
*Gastos
*Tarefas

Caso você for fazer o seu, deve alterar os cômodos conforme a sua casa ou apê, acrescentando ou retirando alguns, mas mantenha a aba Geral, Gastos e Tarefas.

Oque eu escrevo?

Em todas as abas o mais importante é desenhar, a mão mesmo, cada cômodo, e anotar todas as medidas, inclusive onde ficam cada tomada, e a metragem por metro quadrado de cada cômodo!

Cozinha - Como meu namorado já fez o projeto da cozinha, imprimi ele do tamanho da página do meu caderno e colei na primeira página da categoria cozinha, nas demais folhas anoto orçamentos de azulejos, pedras, algumas ideias para a cor dos móveis, anoto também o nome de alguns blogs e sites, quando vejo uma cozinha que me chama a atenção. Lojas onde poço comprar itens para cozinha mais em conta... Enfim, essa aba é exclusivamente para cozinha!

Sala - Na sala a mesma coisa, ideias para a decoração, lojas, sites e blogs, orçamentos, também imprimo algumas fotos de salas inspiradoras, e colo no caderno para lembrar depois. Anoto também combinações de cores para decoração, qualquer ideia vai para o caderno para não esquecer!

Sacada - Anoto dicas de faça você mesma, nome de plantas que posso utilizar na decoração, ideias do que fazer na parede da sacada, orçamentos de móveis de fibra sintética, puffs, etc...

Lavanderia - Anotei os orçamentos dos revestimentos, e as ideias que fui tendo até chegar ao azulejo que imita pastilhas. Algumas ideias para a pedra, lojas que vendem máquinas de lavar mais baratas. Desenhei manualmente mais ou menos como quero o armário para ter uma ideia.

Banheiro - O banheiro foi oque mais teve anotações rsrs! A primeira coisa foi desenhar as medidas, quanto teria a cuba, box, espaço entre o vaso, etc. Depois começaram as ideias, inspirações, orçamentos. Listei todos os itens que precisava ser comprado e fui marcando "ok" nos que adquiria. Também, fiz um resumo mais ou menos de quanto gastei em cada material para saber o custo no fim do banheiro. Quando estava escolhendo a cuba também marquei todas as lojas onlines e fisicas que ia encontrando, os valores, modelos, etc.

Quarto 1 - Meu quarto! Semana passada fiz o projeto do quarto, então imprimi e colei na primeira folha como eu fiz com a cozinha. Acho legal deixar o projeto de fácil acesso, junto com as medidas, isso facilita na hora de comprar materiais, e fazer orçamentos.


Quarto 2 - O quarto 2 por enquanto será o escritório, vou colocar uma cama de solteiro em caso de ter alguma visita, mas a preferencia é escritório. Nessa aba tenho anotado dicas de faça vocês mesma para montar um home office, também ideias, anoto blogs e sites com dicas legais, também orçamentos e lojas baratas.

Geral - Na aba geral eu anoto coisas que vai em todo o apê, como piso, pintura, gesso, iluminação, interruptores e tomadas... anoto orçamentos, ideias, cores de tintas, quantidade de Spots, orçamentos de iluminação, rodapés, portas, etc.


Gastos - Na aba gastos eu anoto todos os gastos que tenho para o apê, todos mesmo, não passa nada. Dessa forma quando chegar ao fim da obra saberei exatamente quanto o apê custou.


Tarefas - Nesta aba, anoto anoto tarefas como ligar para fornecedores, comprar tal coisa, fazer orçamento de tal produto, essa aba serve como um lembrete, assim que vou realizando as tarefas, vou marcando ok ao lado!

Esses cadernos de organização facilitam muito a vida,  tudo fica no mesmo lugar, dividido certinho, fácil de encontrar, vale muito apena. E também é legal ver oque já foi feito, as ideias, inspirações ♥

Espero que tenham gostado!

PS. Meus queridos, só tenho a agradecer vocês pelos comentários no post anterior sobre meu Mármore do banheiro, vocês são incríveis!! A marmoraria me passou que até sábado viria olhar mas não apareceram! Vou fazer contato com eles hoje novamente e se não tiver retorno até quarta-feira vou recorrer ao Procon, e se preciso ao Juizado Especial como sugestão da minha querida Áurea! Antes do post eu tinha algumas dúvidas sobre meus direito, por fazer mais de 6 meses que o serviço foi feito, mas vocês me deram coragem, e agora vou até o fim! Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho!


Super beijo e uma ótima semana a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

41 comentários :

  1. Cris, gostei da sua organização. Parabéns.
    Quem é organizado economiza tempo e dinheiro.
    Conitnue assim e nos mostre sempre.
    Aproveito para desejar uma ótima semana. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana querida!
      É verdade, tempo e principalmente dinheiro, mantendo tudo organizado a gente não compra coisas desnecessárias, quantidades erradas, etc. É muito bom!
      Obrigada pelo carinho e uma ótima semana para você também!
      Beijos

      Excluir
  2. Seria ótimo se nas fotos não tivesse esses corações atrapalhando a visualização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Mesmo com a edição ainda é possível visualizar, apesar da intenção de ter colocado as fotos, não seja que o leitor pudesse ler tudo que estava escrito, caso fosse teria que fotografar em ângulos diferentes e também todas as páginas do caderno, para que não fosse necessário isso expliquei acima, no texto, tudo que eu escrevo em cada aba. As fotos são apenas para ilustrar e dar um exemplo. Os dados que eu escrevo no meu caderno pode não ser útil para outras pessoas, pois os fornecedores são outros, os gastos são outros, e os projetos também.

      Excluir
  3. Oi Cris
    Que primor de organização!
    Eu não mantive algo tão detalhado, mas tenho uma planilha de controle de gastos que me ajudou a enxergar bem o quanto gastei e onde. Talvez se estivesse começando hj usasse algo assim como vc para ajudar melhor nos orçamentos.
    Boa sorte com a marmoraria
    beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana! Tive que me organizar se não eu não dava conta kkkk
      Eu já tive planilha no computador mas encontrei um aplicativo chamado Minhas Contas, ai todas as contas que antes eu anotava na planilha migraram para esse app, achei mais prático!
      Vou precisar de sorte com essa marmoraria, porque não está fácil!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Cris..como vê sou nova por aqui estou começando a minha batalha em rumo a casa nova, venho olhando seu blog a tempos e adorei a ideia do caderno vou montar o meu pra já, a minha casa ainda está no papel o engenheiro do banco já aprovou o projeto estamos nos preparando, mas já tivemos gastos com a casa, como medição, aterramento, iluminação, algumas taxas e impostos. Mas como disse adorei sua ideia, ideia boa ideia copiada, se me permite claro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ju! Seja bem vinda! Esse caderninho te salva, eu consegui levar tudo bem controlado graças a ele, se não tivesse nem sei hehehe!
      É muita coisa para fazer, anotar, e se não se organizar a gente acaba até gastando mais que o necessário!
      Claro que permito hehehehe!
      Beijos querida!

      Excluir
  5. Oi Cris! Muito legal a ideia do caderno! A organização facilita nossa vida!
    Por aqui fazemos o controle dos gastos em planilhas e ideias para decoração em pastas bem simples. Beijo e boa sorte com o mármore, não deixe de fazer valer seu direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bruna, eu também tenho algumas pastas aqui no note, cheio de fotos de inspirações, imprimo para o caderno só oque eu considero imperdível hehe!
      Essa marmoraria está só me dando dor de cabeça! Mas agora vou até o fim, eu tenho esse direito!
      Beijos linda

      Excluir
  6. Oi, Cris!

    Sério, eu achei linda essa sua ideia de deixar tudo anotadinho e organizado. Eu pretendo me mudar em breve e quero cuidar de cada detalhe da decoração do meu novo cantinho, então amei a dica, lógico!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Inara! É muito bom esses cadernos, quando chegar a etapa da decoração do apê vou fazr outro caderno porque esse já está ficando pequeno kkkk
      Se não me engano eu vi no seu blog um caderno de organização também, para a faculdade e blog, achei super legal!
      Beijos

      Excluir
  7. Oii cris, com certeza a organização ajuda muito. Parabéns. Bjo
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mag, organização é fundamental, ainda mais em obras que tem muitos detalhes!
      Beijos

      Excluir
  8. Que organização.. parabéns Cris.r.srs
    Aqui também anotei tudoooo durante a obra.. e ainda anoto quando compro algo pra obra...
    Beijos e boa sorte com o mármore..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lu! Obrigada amiga! Fui obrigada me organizar se não me perdia kkkk, agora não vivo mais sem meu caderninho!
      Vou precisar de sorte mesmo Lu, não está fácil!
      Beijos

      Excluir
  9. Eita, mas já admiro uma pessoal organizada viu...acho q vou copiar a idéia, mesmo já tendo mudado, tenho tanto por fazer ainda...adorei Cris..sua, sua Organizadaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Linda! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk obrigada Katia!! Não sou das mais organizadas não, mas com a construção do apê me obriguei a fazer alguma coisa, estava virando uma bagunça kkkk
      Bjokas linda

      Excluir
  10. Ótima ideia,isso sempre ajuda...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vanessa! Ajuda muito, e pode usar para outras áreas também, usei para a construção do apê mas já quero fazer um caderninho para a decoração e outro para o blog, vira um vício anotar tudo kkkk
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Cris muito boa a sua ideia..... meu marido é extremamente organizado, mas como administrador o negócio dele são planilhas.... ele faz planilha de tudo, inclusive da obra rs...
    beijooooo

    http://casinhadoslopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jé!! Eu tentei planilhas também, mas não podia levar para todos os lugares, ai preferi fazer o caderninho kkk
      Mas tenho planilhas também para os gastos, além do que eu anoto no caderno também anoto na planilha!
      Beijoooo

      Excluir
  12. Oi Cris, parabéns pela organização!!!
    Ótima suas dicas, continue compartilhando =)
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jana! Que bom que gostou, assim que tiver mais dicas compartilho sim!
      Beijoos :)

      Excluir
  13. Oi Cris!
    Que mara sua organização! Tambem tenho um caderno, planilhas, notas fiscais da minha obra mas nada comparado ao seu! Arrasou!

    Bjs!

    www.decoralternativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lu!! O caderno ajuda muito né?! Eu ficaria totalmente perdida sem o meu!
      Bjokas

      Excluir
  14. Olá.

    Trabalho no site GetNinjas, um site que faz indicação de profissionais para serviços freelancer.

    Também temos nosso blog, onde damos dicas sobre diversos assuntos
    http://www.getninjas.com.br/guia

    Vi que seu blog é muito legal e gostaria de conversar com você para uma parceria.

    Nosso e-mail é contato@getninjas.com.br

    Poderia me passar um email ou telefone para contato?

    Estou aberta para maiores esclarecimentos.

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!

      Agradeço seu contato, te enviei um email para conversarmos!

      Beijos

      Excluir
  15. Uau! Gostei da organização!!
    É isso aí... Obra traz um mar de informações novas todos os dias, e se você não se organizar perde o bonde e deixa escapar informações preciosíssimas que depois farão diferenças na sua carteira ;)
    Bjs
    Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Mari, resumiu perfeitamente oque eu peso kkkk!
      Eu estaria completamente perdida se não fosse meu caderninho!
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Cris.. amo esse blog e me servi de inspiração para minha futura obra. Esse seu caderninho foi uma perfeita idéia!! Me animei muito a começar a anotação, meu marido já havi dito que queria fazer tb, até de um prego que entrasse rsrs.. e já podemos começar, pq uma das partes mais fundamentais está chegando na reta final que é o projeto arquitetônico. Comprarei meu caderninho por esses dias, capa dura e farei exatamente como vc sugeriu.. Obrigado Cris por ser assim tão gentil em passar tudo que sabe e todas as comprinhas e diquinhas.. Um beijo flor. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Vivi linda! Eu que agradeço pela companhia, eu me inspiro muito em blogs também, então sei o quanto uma dica simples pode fazer a diferença, tem que compartilhar mesmo kkkk
      Me mostra seu projeto uma dia desses, ia adorar ver!
      Bjokas flor ♥

      Excluir
  17. Olá Cris gosto do seu blog mas ficou feio vc não citar que essa ideia vc viu no blog comprando meu ape. Eu vi esse caderno de reforma ha muito tempo lá e vc se inspirou nele e postou aqui sem dar os créditos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luh! Entendo seu comentario porque realmente a Bruna fez um caderno assim, mas não foi ela quem criou, se vc observar não copiei o meu caderno dela, o tema é o mesmo porque afinal, também era para organizar a obra do meu apê, mas as categorias são diferentes. Estou construindo a 3 anos e me inspirei na Fran do blog Morando Sozinha, sigo ela a muitos anos, não sitei o nome dela no post porque como eu disse, me baseei, não copiei de nenhuma! O caderno não foi patenteado pela Bruna e nem criado por ela! Nunca deixei de dar os devidos créditos quando realmente eu republico alguma coisa de alguém! Não foi o caso, então não tem porque!!!!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  18. Olá, qual programa VC usou pra fazer esses projetos???

    ResponderExcluir
  19. Olá, qual programa VC usou pra fazer esses projetos???

    ResponderExcluir
  20. Olá, qual programa VC usou pra fazer esses projetos?

    ResponderExcluir
  21. Ola! Tudo bem?

    Conheci o blog hoje e adorei as ideias (já estou seguindo)!

    Mas fiquei em duvida com algumas coisas, voce mesma esta construindo o seu ap?

    ResponderExcluir
  22. Ola! Tudo bem?

    Conheci o blog hoje e adorei as ideias (já estou seguindo)!

    Mas fiquei em duvida com algumas coisas, voce mesma esta construindo o seu ap?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*