terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Itens para se ter atenção ao comprar um imóvel

Post enviado por: Tibério (www.tiberio.com.br)
Quando se inicia a busca por um novo lugar pra morar, as primeiras preocupações são preço e localização. Obviamente, porque se tem um orçamento determinado para investir, e porque cada pessoa com sua respectiva rotina tem seus locais preferidos na cidade. Porém, encontrar no imóvel características como bom preço e boa localização não é o suficiente para decidir que esse será seu novo lar, doce lar. Quando o assunto é trocar de imóvel, alguns itens importantes devem ser avaliados. Os cuidados se aplicam a imóveis comprados na planta, prontos e usados. Fique atento ao checklist!


1- Estrutura: Antes de comprar qualquer imóvel, é preciso verificar os detalhes de sua estrutura. A qualidade dos materiais usados na construção, o estado das tubulações, como foi feita a fiação elétrica e o encanamento, como funciona o sistema de gás, etc. Para leigos, essas questões podem ser um tanto difíceis de compreender. Portanto, se você precisar, pode contar com a ajuda de um profissional arquiteto ou engenheiro. E se você estiver pensando em mudar a planta do seu imóvel fazendo algumas mudanças depois da compra, verifique quais divisórias podem ser alteradas e onde é possível furar a parede. Algumas construções, como as de gesso acartonado, são bem conservadoras em relação a mudanças no projeto.

2- Posição solar: Parece bobo, mas a má posição solar do imóvel pode ser um grande problema. É ela que define se seu apartamento ficará muito quente no verão ou muito frio no inverno. Além do conforto térmico, a luminosidade também é a responsável por mofo e umidade nos cômodos que não pegam sol. A orientação Sul geralmente é problemática, já que não recebe sol durante o inverno. A sugestão é que os principais cômodos, como salas e dormitórios, tenham aberturas para Norte, Nordeste e Leste.

3- Vizinhos: Uma dica muito interessante é conversar com os vizinhos antes de fazer qualquer negócio. Através deles, você pode descobrir detalhes que só quem mora no local é capaz de fornecer. Pergunte sobre a segurança e o movimento do bairro, sobre o clima com os demais moradores, sobre as taxas do condomínio. Se você deseja fazer alterações no seu imóvel, veja como os vizinhos receberão a ideia, se há restrições do condomínio para obras.

4- Entorno: Para conhecer realmente o entorno da sua nova residência, visite o local em dias e horários diferentes. Se você for sempre aos finais de semana, o trânsito pode parecer calmo, o movimento nas ruas tranquilo. Outra coisa é tentar chegar ao imóvel em horários de pico. Portanto, avalie a localização e a vizinhança em períodos diferentes para não se arrepender depois.


8 comentários :

  1. Olá Cris
    Acabei de conhecer teu blog.
    Realmente uma fonte infinita de boas informações e grandes conselhos, para quem se aventurou a construir.
    Estou aos poucos lendo todos seus posts...
    Adorei principalmente o que tem dicas para definir a decoração da casa...muito bom mesmo...dificil para mim é definir meu estilo no momento, vendo tanta coisa linda na internet.
    Abç e parabéns pelo excelente blog.
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Edna!
      Seja bem vinda!!
      Obrigada, que bom que está gostando!
      Eu te entendo, eu tbm to nessa, não consigo me decidir pelo estilo, gosto de tudo kkkkkk!
      Beijos, obrigada novamente!

      Excluir
  2. Oi Cris! As dicas são ótimas!
    Só acrescento o fato de que também é interessante verificar se o imóvel tem dívidas de IPTU, para que o novo morador não compre um imóvel com muitas dívidas!
    Bjs

    www.meuminiape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bru!!
      Ótima dica! Bem lembrado!
      Beijos

      Excluir
  3. Ótimas dicas, especialmente para a parte estrutural... quem está comprando um apê na planta deve seguir a risca... vale a pena contratar um engenheiro para acompanhar a entrega do imóvel! Já que há vícios que a olho nu são praticamente invisíveis, ainda mais se somados com o fator ansiedade + felicidade... bjs e feliz 2015.
    Reformando Nosso Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Eliane! Muito boa sua dica, com certeza um engenheiro vai saber analisar mais criteriosamente, fazer as perguntas necessárias. Na empolgação do momento tudo é lindo, depois é que aparecem as surpresas!
      Bjooos

      Excluir
  4. Muito bom este post...geralmenet a gente acaba se deixando levar pela empolgação e não presta atenção nestes detalhes!!

    BEijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Livia!
      Verdade, a empolgação é grande mesmo, e passa batido kkkk
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*