terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Programas gratuitos e simples para desenhar projetos de decoração


Todas os posts que eu faço e que coloco alguma imagem de projetos sempre recebo vários cometários e e-mails pedindo quais são os programas que eu uso, como se faz e tal, então resolvi editar esse post para esclarecer as dúvidas e mostrar como eu aprendi, onde vocês podem baixar os programas, e vídeos tutoriais de como usar cada um deles!


Para meus projetos eu uso dois programas o Google SketchUp e o Kerkythea. 

O SketchUp já é bem conhecido, é um programa gratuito que te permite fazer qualquer tipo de desenho, eu uso mais para projetar ambientes, móveis, decoração em geral. Gosto desse programa, porque posso desenhar com as medidas reais, então consigo ter uma boa noção de como vai ficar fora do papel rsrs.


O Kerkythea também gratuito, é um programa de renderização, você exporta seu projeto do SketchUp para ele, que deixa seu projeto mais realista e de alta resolução. Ele é muito rápido e prático para trabalhar.


SketchUp possui um armazém em 3D que você encontra vários itens prontas, itens esses que seriam muito complicados para uma pessoa que está iniciando desenhar, como por exemplo, cama box, televisores, plantas para decoração, eletros para cozinha, tem de tudo, é só digitar no campo de busca oque você procura e baixar para o seu projeto, para isso precisa estar conectado a internet. Pode ser um pouco complicado encaixar ele ao seu projeto, mas mexendo daqui e dali dá certo, no inicio também me atrapalhei um pouco!


Então resumindo o SketchUp é a base de tudo, onde você desenha tudo, mas ele não tem um bom acabamento final, o desenho não fica realista, ele fica com linhas marcadas, sem brilho, reflexos, luzes, etc. É ai que entra o Kerkytea que deixa os projetos com uma cara profissional em poucos cliques. Já vi alguns projetos que passaram pelo Kerkythea e que custei reconhecer que era um projeto, parecia o ambiente real mesmo, eu ainda não cheguei a este nível, mas um dia chego lá hehe


Mas como faço para usar?

Primeiramente, você baixa os dois programas e precisa configurar para que consiga exportar os projetos do SketchUp para o Kerkytea, para isso você precisa instalar um plugin, parece complicado mas não é! Vou deixar os vídeos que eu assisti para instalar e que deram certo.

Os dois programas são gratuitos e vc encontra para baixar Kerkythea aqui e SketchUp aqui.

Aprenda a fazer os downloads do Kerkythea corretamente e instalar o plugin nos vídeos abaixo:


Depois dos Plugins instalados a primeira coisa é fazer o desenho (projeto) no Google SketchUp.
Se você não tem a menor noção de como funciona, assista aos tutoriais abaixo, que ensinam desde os primeiros passos, depois é só ir aplicando as mesmas técnicas ao desenho que deseja fazer.
Recomendo que vocês abram o programa e tentem ir desenhando junto, assim você vai conhecendo todas as ferramentas.
Ele é simples, não desanime :)


Mais tutoriais de Emilio Carvalho clique aqui. 

Depois de desenhar seu projeto no Google SketchUp, agora você precisa exportar esse projeto para o Kerkythea, veja os tutorias abaixo e aprenda como exportar e deixar seu projeto realista.

Kerkythea por Emilio Carvalho

Kerkythea por Mauricio Camargo

Espero que esteja bem explicado e que vocês consigam! É só ter um pouco de paciência e gostar de desenho que vocês conseguem!

Beijos

Até a próxima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 comentários :

  1. Adorei o post, súper útil! Já conhecia o Sketchup, baixei e tentei usar, mas não dei conta! rs. Tá certo que não insisti muito (me dá uma preguiça de aprender a mexer em programas!) mas eu acho que vou tentar de novo. É tão mais fácil planejar a distribuição dos móveis na casa com um bom programa de computador, né?

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bijou!
      Insista que da certo, depois que pagar o jeito com ele vai ver que é super fácil!
      Beijos

      Excluir
  2. Amei o.post...tudo super explicadinho...arrasou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris..
    Não sabia que nós "leigos" também conseguiríamos montar tão bem um projeto assim..
    Vou tentar agora, me animei! Hahah.. Não tenho a menor noção, mas creio que pelos tutoriais consigo montar alguma coisinha!

    Obrigada pela visita,

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline, podemos sim, sou prova viva disso kkkk
      O segredo é não desistir nos primeiros projetos, os primeiros nunca fica bons, com o tempo, desenhando uma coisa aqui ou ali, vai pegando prática, e vê que é super simples!
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Cris,

    Obrigada pela dica! Vou tentar usar um dos programas nas férias.

    Bjus
    http://larnovinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris
    O resultado é muito bacana, ajuda demais na paginação dos ambientes, mas vou te falar, precisa de perseverança pra aprender a mexer hein rsrs
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana! Precisa mesmo kkkk, não acho tão difícil, é só ter paciência que da certo!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Cris, nossa que bacana, vou curiar esses programas tb. Valeu pela dica!! Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mag! Eles são muito bons, vc vai gostar!
      Bjos

      Excluir
  7. Já tentei mexer no primeiro e ficou uó.... acho que vou ter que insistir mais. Só fiquei com uma dúvida: na versão gratuita, tem limite de desenhos que você pode fazer?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju!! Vc é super talentosa, vai tirar de letra, é só insistir um pouquinho mais!
      Os dois programas não tem limites de desenhos não, pode desenhar a vontade!
      Bjos

      Excluir
  8. Poxa, Cris!
    Ameeei seu post!! Sempre quis planejar os ambientes da minha futura casinha, mas achava que precisaria de algum curso avançado e caro. Tô super feliz! E por mais que seja difícil vou tentar até conseguir. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ca! Eu também pensava assim, ai descobri essas belezuras, que facilitou tudo pra mim! No Youtube vc encontra vários tutoriais, quem quer aprender vai conseguir!
      Beijos

      Excluir
  9. Sua linda! Eu já usava o SketchUp para falar com meus colaboradores na obra, mas esse outro é fantástico.... vou experimentar! bjs e thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Eliane, nossa então vc vai amar o outro, fica com uma cara de profissional mesmo!
      Bjos

      Excluir
  10. Olá Cris, é um ótimo post, acho que todo mundo tinha a curiosidade de saber.
    Alis o projeto ali em cima ficou lindo!
    Beijinhos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii flor! Verdade, achei que seria legal compartilhar, ainda mais que o blog é voltado exclusivamente para obras, a maioria que passa por aqui está no mesmo barco kkkk
      Beijinhos

      Excluir
  11. Sketchup é o queridinho, principalmente por ser gratuito. Eu uso o Sketchup, Render Kerkythea, Promob, e Render Up. O Promob infelizmente não é gratuito mas dá para usar a mesma biblioteca de materiais do Sketchup, o 3D Warehouse e o bom é que os móveis já vem prontos no promob. Eu aprendi a mexer no Sketchup só assistindo os mesmos vídeos que você compartilhou, daí fui fuçando por curiosidade e hoje até que sai alguma coisa rsrs.

    Seu post tá bem explicativo :D

    bjoo

    www.topadecorar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii May!! Nossa! Vc é expert kkkk, não uso nenhum desses outros que vc falou, mas estou pensando em aprender Promob, todos que usam dizem que é muito bom!
      O SketchUp também tem os móveis prontos no armazém, quando descobri isso, facilitou muito minha vida kkkkk

      Bjos

      Excluir
  12. Fui um dos que perguntou sobre seus projetos, então: brigaduuuu!!!!
    Fuçando aqui nos programas e já me sentindo o Oscar Niemeyer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Julio, verdade, lembro do seu cometário kkk
      Vc vai adorar, depois que pagar o jeito fica super fácil fazer qualquer coisa, oque for difícil as vezes tem pronto no Armazém

      Excluir
  13. Oi, Cris! Você leu meus pensamentos! Estava querendo transformar a planta baixa que desenhei da minha casa em projeto 3D, seu post veio muito a calhar. Olhando o desenho eu consigo imaginar tudo com perfeição, mas o marido fica perdidinho rsrsrsr. Vou ser caridosa com ele. Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nay!! Você vai adorar, eu também sem desenho não sou nada kkk, assim da para ter uma boa noção de como fica, se cabe se não cabe, se sobra espaço suficiente, adorooooo rsrsr
      Beijos

      Excluir
  14. gostei muito da informações mas o meu programa não tem a opção Plugins, como posso usar o renderizador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmar, vc precisa instalar o plugin como explica ali no vídeo de instalação do Kerkythea, assim a opção vai ficar disponível.

      Excluir
  15. Muito legal essa sua dica!
    Cheguei aqui no seu blog pelo Morando Sozinha e apaixonei nele! Parabéns pelo trabalho!
    wwww.vintepoucosanosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dani!! Seja bem vinda! Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Flor ^^
    Muito obrigada por compartilha com nos a sua experiencia, eu estudo design e quero me especializar na aérea de interiores. Ainda estou estudando, mas já esta surgindo projetos para fazer. Já faz algum tempo que estou procurando algum software gratuito que seja bom para trabalhar e não estava encontrando. Havia baixado o SketchUp, tentei trabalha mas não consegui. Agora com essas videos aulas com certeza vou conseguir, estou super ansiosa para colocar a mão na massa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, sem contar que estou também no processo de construção ... e já virei fã do seu blog :D Parabééns ^^

      Excluir
  17. Não consigo baixar, pois a versão é paga. Tem uma versão deste gratuita?

    ResponderExcluir
  18. Criiisss, ajuda euuu!???
    Amiga, como consigo inserir uma cama box, por exemplo? Eu cheguei a pegar alguns itens no warehouse 3D. É nele q vc pega? Não consigo mais abri-lo...

    ResponderExcluir
  19. Que linda ! É linda a casa, são lindos os programas e é linda a dona do Blog !!! Super interessante !!! Tudo mesmo !!!!! rs rs rs. FM-Rio de Janeiro-RJ

    ResponderExcluir
  20. Você é MARAVILHOSA! To procurando algo assim há MESES. Sério, me ajudou DEMAIS. To muito feliz hahahah adoro fazer minhas próprias coisas, e por n motivos não queria contratar um decorador pra planejar meu ape. Linda! Brigada por esse post (e pelo outro com dicas de programas, também) <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*